
A pesquisa de abril da XP com investidores institucionais apontou melhora no sentimento em relação ao setor de varejo. Para 66% dos respondentes, a temporada de resultados do primeiro trimestre deve ser melhor do que o esperado, com destaque para C&A, Smart Fit e Lojas Renner. O otimismo levou ao menor nível de pessimismo desde outubro de 2023, com 50% dos investidores aumentando exposição ao setor.
Entre os fatores mais importantes para decisão de investimento continuam a força de resultados (earnings momentum) e valuation. O cenário macroeconômico, porém, permanece como o principal risco, com destaque para revisões de lucro e taxas de juros elevadas. Pela primeira vez, o vestuário de baixa e média renda aparece como aposta mais consensual entre os investidores, apoiando nomes como Lojas Renner e C&A.
A ação da Smart Fit desponta como a de maior convicção entre os participantes, enquanto Vivara e Arezzo&Co são vistas como oportunidades para novos pontos de entrada. Já o Mercado Livre perdeu espaço em relação à pesquisa anterior, refletindo uma postura mais cautelosa diante dos resultados esperados para o trimestre.