Vendas de fim de ano

Vendas no varejo brasileiro sobem 12,2% nesse final de ano

Os resultados mostram que, no Brasil, o volume de vendas no varejo no período cresceu 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Vendas do varejo de moda crescem em dezembro
Vendas do varejo de moda crescem em dezembro

A Visa, líder global em pagamentos digitais, anunciou hoje o primeiro Visa Retail Spend Monitor, desenvolvido pelo Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da companhia. O estudo analisa os gastos dos consumidores na temporada de festas deste ano no setor de varejo e serviços de alimentação durante sete semanas, começando no dia 1º de novembro de 2024. Os resultados mostram que, no Brasil, o volume de vendas no varejo no período cresceu 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Notamos um aumento na confiança do consumidor nesta temporada de festas, refletido nas vendas online e presenciais e no crescimento em todas as categorias do varejo”, diz Tiago Moherdaui, vice-presidente do Visa Consulting & Anlytics na Visa do Brasil.

“O crescimento do comércio eletrônico continua evidenciando a mudança no comportamento do consumidor em favor dos pagamentos digitais, enquanto os padrões positivos das compras presenciais destacam a resiliência do setor varejista. Esse crescimento duplo mostra a adaptabilidade dos consumidores e dos varejistas em uma época tão importante para o varejo nacional”.

Vejamos os destaques:

  • As compras online crescem, impulsionadas pela conveniência do digital: o aumento foi de 17,6% no e-commerce brasileiro, em relação ao mesmo período do ano passado.
  • Os consumidores retornam às lojas físicas: do total geral de gastos no varejo brasileiro, em torno de 74% do volume de pagamentos foi recebido em loja, mostrando que experiências presenciais mais ricas ainda são importantes para o consumidor.
  • Roupas e acessórios estão na moda: as vendas de roupas e acessórios cresceram 13% nesta temporada de festas em comparação a 2023.
  • Venda de eletrônicos: o setor de eletrônicos registrou um aumento acima de 25,9% nas vendas.
  • Brinquedo garantido: o Visa Retail Spend Monitor mostrou que o setor de brinquedos também teve alta considerável nas vendas – crescimento superior a 24% em relação ao período analisado do ano anterior.
  • Os ingredientes da ceia: segundo estudo da Visa, o setor alimentar teve alta de 18,4% nas sete semanas analisadas em 2024 e em 2023.

O estudo Visa Retail Spend Monitor, desenvolvido pelo Visa Consulting & Analytics, cobre as vendas no varejo nacional com todos os tipos de pagamento. As conclusões baseiam-se na atividade agregada de vendas na rede de pagamentos da Visa e em estimativas derivadas de pesquisas para outras formas de pagamento.

O Visa Consulting & Analytics conta com uma rede global de 1.500 consultores, economistas, cientistas de dados e designers de produtos em 75 países, aliando expertise em consultoria de pagamentos aos amplos recursos de dados da VisaNet. No último ano, o VCA entregou mais de 3.000 projetos de consultoria, quase o dobro em relação ao ano anterior, ajudando os clientes a realizar cerca de U$5 bilhões em receita incremental como resultado.

Para saber mais sobre como Visa Consulting & Analytics pode ajudar os clientes a transformar dados e insights em ações comerciais de sucesso, clique aqui.