A Via (VIIA3) apresentou um prejuízo líquido de R$ 297 milhões no primeiro trimestre de 2023, revertendo o resultado positivo de R$ 18 milhões registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (4). Apesar disso, a varejista relatou que o GMV total alcançou R$ 10,9 bilhões, um aumento de 2,6%, enquanto a receita líquida caiu 0,6%, chegando a R$ 7,3 bilhões, com margem bruta de 32,1% (ganho de 1,4 ponto percentual).
A empresa destacou que houve uma queda de 12% das receitas brutas do canal online, ficando em R$ 3,2 bilhões, enquanto as receitas das lojas físicas cresceram 10,3%, atingindo R$ 5,5 bilhões. A varejista destacou que o GMV 1P online teve uma redução de 15%, chegando a R$ 3,4 bilhões em comparação ao 1T22, resultado da queda do mercado e cenário mais restritivo para compras online.
Por outro lado, a Via afirmou que fortaleceu a presença e participação de mercado no 1P, amparado pelas categorias core. “Além do crescimento de 25,6% no GMV omnicanal 3P, para R$ 1,5 bilhão, o canal apresentou crescimento de receita, de 56,1%, a R$ 175 milhões, refletindo o fortalecimento da plataforma de marketplace na Via, maior rentabilidade e melhor experiência para os clientes e sellers através do maior número de serviços oferecidos em nossas plataformas, como logística e crédito”, disse.
A Via terminou o trimestre com take rate de 12,0%, ganho de 2,4 pontos percentuais na base anual, enquanto o Ebitda ajustado totalizou R$ 675 milhões, um aumento de 0,2%, com margem Ebitda ajustada de 9,2%.
Os dados da varejista foram considerados mistos pela XP Investimentos (BVMF: XPBR31), com crescimento de receita em linha com o esperado e melhora de margem bruta, mas ofuscados pela emissão de R$ 1,1 bilhão em debêntures.
Varejistas líderes de mercado enfrentam dificuldades
Lojas Renner (#LREN3), Assaí (#ASAI3) e Carrefour (#CRFB3) lideram o mercado varejista, mas também estão sofrendo com juros altos, escassez de crédito, forte competição e inadimplência
De acordo com a empresa, o prejuízo líquido da Via do primeiro trimestre foi causado pela queda nas vendas do canal online e pelos altos custos de frete e logística, impactados pela crise global de chips e pela alta dos preços do petróleo.
Apesar disso, a companhia ressaltou que teve um bom desempenho em outras áreas, como as lojas físicas e o marketplace. O GMV (valor total das mercadorias vendidas) do canal omnichannel 3P cresceu 25,6%, para R$ 1,5 bilhão, e a receita do canal aumentou 56,1%, para R$ 175 milhões.
A Via também destacou que fortaleceu sua presença e participação de mercado no GMV 1P online, amparado pelas categorias core.
Para analistas, o resultado negativo da Via reflete a pressão competitiva do setor varejista e a forte concorrência entre as empresas. Além disso, a escassez de crédito e os altos juros também têm afetado as redes de varejo líderes de mercado.
Os balanços do 1TRI de empresas como Lojas Renner, Assaí e Carrefour mostram a desaceleração do crescimento da receita nominal e a pressão com gastos fixos. Para reduzir o endividamento, várias empresas de capital aberto estão vendendo ativos, como lojas, depósitos e até a sede.
Confira abaixo os principais indicadores financeiros divulgados pela Via em seu balanço do 1T23:
Indicador | Valor (R$ milhões) | Variação |
---|---|---|
Receita líquida | 7,3 | -0,6% |
GMV total | 10,9 | 2,6% |
Lucro líquido | -297 | – |
Margem bruta | 32,1% | +1,4pp |
Receitas brutas lojas físicas | 5,5 | +10,3% |
Receitas brutas canal online | 3,2 | -12,0% |
GMV 1P online | 3,4 | -15,0% |
GMV omnicanal 3P | 1,5 | +25,6% |
Receita canal 3P | 175 | +56,1% |
EBITDA ajustado | 675 | +0,2% |
Margem EBITDA ajustada | 9,2% | -0,3pp |
Take rate | 12,0% | +2,4pp |
Ações da Via (VIIA3) recuam após divulgação de prejuízo
As ações da Via (BVMF: VIIA3) recuaram na sexta-feira, 5 de maio, após a divulgação do prejuízo líquido no 1T23. Às 11h, os papéis da companhia caíam 1,06%, a R$ 1,86.
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