Desde que se tornou True Corporation, após a privatização, a Vibra (VBBR3) passou a ser a empresa mais eficiente do setor.
No entanto, os maiores desafios estão por vir. Para acelerar a tarefa de viabilizar negócios mais sustentáveis, a partir do dia 14 de março, a Vibra vai abrir as inscrições para o seu primeiro Desafio ESG, para selecionar startups que possam desenvolver modelos de negócios inovadores e mais amigáveis ao meio ambiente.
O objetivo é encontrar soluções de impacto que queiram construir um futuro de baixo carbono nas áreas de energia, mobilidade, logística e operações, voltadas a atender as questões mais diversas levantadas nas diferentes áreas de negócios da Vibra.
Serão selecionados projetos com ideias que possam viabilizar redução das emissões de gases do efeito estufa, colaborar com a mudança da matriz energética, viabilizar soluções de mobilidade, logística e de combustíveis sustentáveis, entre tantos outros desafios do setor.
Dessa forma, a companhia também se conecta cada vez mais com a estratégia de liderar as grandes mudanças do mercado rumo a uma economia de baixo carbono.
Os interessados poderão se inscrever, a partir do dia 14 de março, acessando o site da Vibra (clique aqui). As inscrições ficarão disponíveis até o dia 15 de abril para projetos de todas as regiões brasileiras. Para participar, é importante que a startup já esteja em operação, com maturidade nos mais diversos níveis, incluindo solução validada, produto/serviço pronto, modelo de monetização validado, viabilidade financeira, clientes pagantes e pipeline de vendas.
“O Desafio ESG terá desdobramentos positivos para diferentes áreas da empresa, na medida em que promoverá a atuação multidisciplinar entre os times internos e as startups. A Vibra entende que essas parcerias com as startups vão fomentar e desenvolver questões inerentes aos negócios, com oportunidades em gerar serviço inovador para o mercado, beneficiando todo o segmento, unificando os esforços da companhia em open innovation e disseminando o empreendedorismo e a inovação”, afirma Renato Vieira, head de inovação da Vibra Energia.
As startups inscritas serão avaliadas de acordo com os pré-requisitos definidos e o perfil identificado, além do fit com a estratégia da Vibra para a temática de acordo com as definições dos desafios da chamada.
O Desafio ESG está sendo viabilizado pelo Vibra Co.Lab, hub onde estarão unificados os esforços da companhia em open innovation e disseminação do intraempreendedorismo, e a área de ESG da companhia.
Após a primeira etapa, que levará em consideração os itens supracitados, as finalistas irão receber uma mentoria do time ACE Cortex, parceira do Vibra co.lab nessa iniciativa, com objetivo de preparar a melhor apresentação para o Pitch Day.
Na sequência, as startups selecionadas irão realizar o bootcamp com preenchimento de canvas para o planejamento da Prova de Conceito a ser realizada em conjunto com a Vibra com remuneração financeira. Todos os passos serão online.
É uma oportunidade para parcerias comerciais via contratação de serviços e projetos pilotos, possibilidade de profit share e investimentos baseados no sucesso diretamente com a Vibra, companhia com a maior capilaridade no Brasil, presente em todo território nacional com mais de 8.000 postos de serviço e com 18 mil grandes clientes em sua carteira. Esta chamada ajudará a Vibra, e todo o setor de energia, a acelerar e dar continuidade na jornada de transição energética e de descarbonização da economia.
Sobre a Vibra – Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra Energia proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor.
No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.
Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústrias, produtos químicos, mineração e agronegócio.
Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina.