Neste artigo sobre a Warren Bowie and Smith, o Guia do Investidor faz um alerta sobre a atuação da empresa no Brasil.
A Warren Bowie and Smith (WB&S) é, supostamente, uma plataforma de corretagem com sede no Chipre que opera a nível europeu, regulamentada sob licença da CySEC cipriota.
Ademais, a empresa se apresenta como uma corretora multiativos e multiplataforma, fornecendo supostas ferramentas em termos gerais para negociar ativos financeiros.
Stop Order da CVM
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta importante para o mercado de capitais e o público em geral. A Autarquia identificou indícios de que a empresa Warren Bowie & Smith, responsável pela página www.wbandsmith.com, está captando clientes no Brasil para a realização de operações com valores mobiliários.
De acordo com a autarquia, a Warren Bowie & Smith não possui autorização da CVM para intermediar valores mobiliários ou captar recursos de investidores para aplicação nesses ativos.
A CVM, por meio do Ato Declaratório CVM 22.431, determinou a suspensão imediata de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários por parte da empresa. Essa suspensão inclui a proibição de atuar através de sites, aplicativos ou redes sociais.
Consequências
Caso a empresa não cumpra a determinação, tanto ela quanto quaisquer pessoas envolvidas nos atos irregulares estarão sujeitas a uma multa cominatória diária de R$ 1.000,00.
Resumo do Ato Declaratório CVM Nº 22.431:
- A Warren Bowie & Smith não está autorizada pela CVM a captar clientes no Brasil.
- Determinação de suspensão imediata de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários.
- Sujeição a multa diária de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento.
O que fazer se for abordado pela empresa?
A CVM orienta os investidores que receberem propostas por parte da Warren Bowie & Smith ou representantes da empresa a entrarem em contato com a autarquia por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Os canais disponíveis são:
Central de Atendimento: 0800-025-9666 (dias úteis, das 8h às 20h)
Sistema SAC: http://sistemas.cvm.gov.br/?SAC
De acordo com o regulador, o ideal é que o investidor faça uma denúncia fornecendo detalhes da oferta e a identificação das pessoas envolvidas, assim a CVM terá mais informações para atuar sobre o caso.