Expansão

WEG (WEGE3) compra 100% da PPI-Multitask e reforça aposta em software industrial

Companhia adquire fatia remanescente da empresa especializada em automação, MES e IIoT; fundadores permanecem na operação.

weg 1
weg 1
  • WEG conclui aquisição total da PPI-Multitask, referência em automação industrial
  • Fundadores permanecem na operação, garantindo continuidade e inovação
  • Expansão fortalece atuação da companhia em soluções digitais para a indústria

A WEG (WEGE3) anunciou nesta quinta-feira (17), após o fechamento do mercado, a aquisição da parcela remanescente da PPI-Multitask, empresa focada em integração de sistemas de automação, soluções MES e IIoT. A transação garante à WEG o controle total do capital social da companhia.

Desse modo, a operação reforça a estratégia da multinacional brasileira de avançar no desenvolvimento de soluções digitais e softwares industriais voltados à gestão de processos e manufatura em tempo real, um segmento considerado chave para a transformação digital da indústria.

Consolidação digital no setor industrial

A PPI-Multitask é referência no setor de tecnologia para a indústria 4.0, oferecendo plataformas que integram controle, monitoramento e eficiência operacional nas fábricas. Com a nova aquisição, a WEG consolida sua posição no mercado de automação industrial e amplia sua presença em soluções MES (Manufacturing Execution Systems) e IIoT (Industrial Internet of Things).

Além disso, a companhia destacou que a incorporação da PPI-Multitask fortalece o portfólio de produtos digitais e que a empresa oferece sistemas ainda mais integrados e em tempo real. Assim, a WEG alinha essa iniciativa à sua estratégia de acelerar o desenvolvimento de software como serviço (SaaS) e ampliar sua atuação global no setor de automação.

A empresa comprovou a eficácia desse modelo híbrido em outras aquisições, ao garantir o controle total como compradora e manter a liderança técnica original. Portanto, a aposta é clara: tornar-se uma fornecedora completa de tecnologia industrial, indo além da produção de motores e equipamentos tradicionais.

Fundadores continuam na operação

Apesar da aquisição integral, os fundadores e principais executivos da PPI-Multitask continuarão atuando diretamente na operação. Segundo a WEG, essa permanência é essencial para manter o conhecimento técnico e assegurar a continuidade na cultura de inovação que diferencia a empresa no setor.

Ademais, a manutenção do time fundador também contribui para o fortalecimento da sinergia com outras unidades de negócios da WEG, permitindo ganhos de eficiência no desenvolvimento de novas soluções. “A retenção desse capital intelectual é estratégica para os nossos próximos passos”, afirmou a companhia no comunicado.

Esse modelo híbrido, em que a compradora garante o controle total, mas mantém a liderança técnica original, tem se mostrado eficaz em outras aquisições da empresa. Desse modo, ele permite integração acelerada com foco em resultados e sem ruptura de processos críticos.

Crescimento sustentável com foco em inovação

A aquisição reforça a política da WEG de crescer de forma sustentável por meio de aquisições estratégicas. A empresa tem buscado negócios que complementem seu ecossistema tecnológico, especialmente em áreas com alto potencial de digitalização.

Além disso, nos últimos anos, a WEG ampliou significativamente sua atuação em automação, eficiência energética e tecnologia da informação para a indústria. A incorporação total da PPI-Multitask deve impulsionar ainda mais a capacidade da companhia de entregar soluções completas e personalizadas para seus clientes industriais.

Por fim, o avanço da digitalização na indústria brasileira e global abre espaço para soluções integradas que conectem equipamentos, dados e decisões. Nesse contexto, a aquisição coloca a WEG em posição de destaque entre as fornecedoras de tecnologia industrial avançada.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.