A XP Inc. anunciou mudanças em seu conselho de administração, adicionando 04 novos membros independentes.
Nesta sexta-feira (26), a XP, anunciou mudanças em seu conselho de administração, onde foram adicionados 04 novos membros independentes, para aumentar a capacidade do colegiado de fornecer supervisão independente e aconselhamento estratégico.
“Estas mudanças incluem a criação de um conselho majoritariamente independente através da adição de novos conselheiros independentes com experiência em áreas críticas como gestão de riscos, crédito, bancos e recursos humanos”, diz a XP.
Com as indicações, a XP passa a ter 05 conselheiros independentes e 04 indicados pelo controlador.
A XP também anunciou um processo de transição do CFO Bruno Constantino, que deixará o cargo para permanecer no conselho. O novo CFO será Victor Mansur, o atual vice-presidente financeiro, que está na casa desde 2012 e se reportava diretamente a Constantino.
Sobre o novo conselho de administração
Oscar Rodriguez Herrero
Traz mais de 27 anos de experiência internacional em gestão de riscos, private equity e consultoria estratégica, e vai fortalecer significativamente as capacidades de gestão de crédito e riscos do Conselho.
Anteriormente, ele foi Chefe de Riscos para o Negócio Global de Bancos Atacadistas do Santander, e até o início deste ano, era membro do Comitê Executivo de Riscos do Nubank.
João Roberto Gonçalves Teixeira
Possui uma longa carreira em bancos atacadistas e finanças como ex-CEO da Copersucar, a maior empresa de açúcar e etanol do mundo, e do Banco Votorantim, um dos maiores bancos privados do Brasil.
Melissa Werneck
Desde 2013 trabalhando para a Kraft Heinz Company, onde atualmente é Diretora Global de Pessoas e lidera os esforços da empresa em Diversidade, Inclusão e Pertencimento. Especialista em recursos humanos, gestão de pessoas e compensação em organizações multinacionais.
Ela trabalhou por 14 anos na All America Latina Logística antes de se juntar à Heinz. Ela também é membro do conselho da Fundação Kraft Heinz.
José Luiz Acar Pedro
Com uma extensa experiência nos níveis mais altos de crédito e bancos no Brasil. Foi Vice-Presidente Executivo do BCN e do Bradesco, sócio e membro do Comitê Executivo do BTG Pactual, CEO do Banco Pan, e Presidente Executivo do Banco Safra.
O quinto conselheiro é Martín Escobari, membro do Conselho de Administração da XP desde 2019. Investidor renomado com um histórico bem-sucedido em impulsionar inovações, marcado por sua atuação na General Atlantic, onde ele é Co-Presidente, Presidente do Comitê de Investimentos e Chefe de Crescimento de Capital Global.
Quem está deixando deixando o conselho e quem são os conselheiros não-independentes?
Fabrício Almeida, Luiz Felipe Calabró, Frederico Carvalho e Cristiana Pereira, estão deixando o conselhos
Os conselheiros não-independentes são: Benchimol, Gabriel Leal, sócio da XP há 17 anos, Bernardo Amaral, sócio e ex-diretor de risco, jurídico e compliance da companhia, e Bruno Constantino, que estava há cinco anos como CFO.