O YouTube está lançando novas ferramentas de criação para expandir a monetização, incluindo permitir que criadores vendam conteúdo como NFTs.
A gigante dos vídeos, YouTube, disse na quinta (10) que está mirando nos NFTs e na blockchain, para assim melhorar as relações entre criadores e seus fãs.
Após sugerir que a plataforma apostaria em NFTs, ou tokens não fungíveis, o YouTube anunciou planos para integrar a plataforma.
No anúncio em seu blog, o diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan, escreveu que a expansão na monetização de criadores incluiriam a venda de NFTs.
A postagem no blog de Mohan disse que Web3 “abre novas oportunidades para criadores”.
“Acreditamos que novas tecnologias como blockchain e NFTs podem permitir que os criadores construam relacionamentos mais profundos com seus fãs”.
Disse Mohan.
“Juntos, eles poderão colaborar em novos projetos e ganhar dinheiro de maneiras que antes não eram possíveis”.
Concluiu.
Isso dará uma “maneira verificável” para os fãs “possuir vídeos, fotos e arte” de seus criadores favoritos, escreveu ele.
A empresa não deixou claro se a propriedade da NFT entraria em conflito com a lei de direitos autorais.
A compra de um NFT estabelece a propriedade de um ativo digital e fornece um registro público de cada transação do ativo.
Assim sendo, ele não transfere os direitos autorais do original para o comprador.
Além disso, o YouTube também está adicionando recursos parecidos a plataformas concorrentes.
Ele monetizará Shorts, a categoria de vídeos com formato curto assim como no TikTok e no Reels do Instagram.
Os criadores poderão responder comentários com vídeos curtos, um recurso usado no TikTok para interagir diretamente com os espectadores, além disso, seguindo os passos da Twitch, o YouTube também está adicionando recursos de transmissão ao vivo mais parecidos a plataforma da Amazon.