Criptomoedas

Novo projeto é enviado ao Senado com mais regras para o mercado de criptomoedas

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

Um novo projeto de lei que planeja regularizar a emissão, intermediação, custódia e liquidação de criptomoedas no Brasil está em tramitação no Senado.

A PL 2681/2022, contempla recomendações do Bank of International Settlements (BIS) e é um complemento ao marco regulatório do mercado de criptomoedas que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Com o novo projeto, as empresas deverão segregar suas atividades de emissão, intermediação e custódia de criptomoedas.

Isso, segundo a PL, é para garantir que não haverá confusão patrimonial entre o bem ou direito do consumidor e o bem ou direito do prestador desses serviços.

Um outro ponto é que todas as empresas que operam no Brasil deverão ter cadastro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para funcionarem no Brasil, mesmo que a suas sedes estejam no exterior, como ocorre com os bancos internacionais que possuem escritórios ou filiais no Brasil.

Segundo o texto, não há nenhum tipo de justificativa que permita uma empresa de criptomoedas a trabalhar às margens da legislação.

O projeto é de autoria da Senadora Soraya Thronicke (UNIÃO/MS)

Fernando Américo
Fernando Américo
Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvol