Guia do Investidor
Imagem/Reprodução Petrobras
Notícias

Perspectiva da Petrobras é elevada para positiva

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A agência de classificação de risco Moody’s elevou a perspectiva dos ratings da Petrobras de neutra para positiva.

A agência de classificação de risco Moody’s, informou na quarta-feira (02), que elevou a perspectiva dos ratings da Petrobras de neutra para positiva e reafirmou a nota de crédito em “Ba1”.

Segundo a agência, a nota de crédito reflete as sólidas métricas de crédito da empresa, o histórico positivo de melhoria operacional e financeira e a expectativa da agência sobre a disciplina operacional e financeira da petroleira. 

Conselho da Petrobras aprova atuação da companhia na África do Sul

Na terça-feira (01), a Petrobras informou que o seu conselho de administração aprovou a atuação da companhia na África do Sul, viabilizando a aquisição de participação no bloco Deep Western Orange Basin (DWOB), por meio de processo competitivo conduzido pela TotalEnergies. 

De acordo com informações, o bloco DWOB localiza-se em águas profundas na Bacia de Orange, na qual recentemente houve descobertas significativas pela TotalEnergies, Shell e Galp. 

Leia mais  Previsão para as ações da Petrobras em 2024

A Petrobras afirmou que a operação terá como propósito a diversificação do portfólio exploratório com geração de valor e está alinhada com a estratégia de longo prazo da companhia, que visa a recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras, tanto no Brasil quanto no exterior, e atuação em parceria.

TCU aponta irregularidades em nomeações de Lula na Petrobras

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou estar analisando uma auditoria da área técnica da Petrobrasque aponta interferência do governo Lulapara nomear como conselheiros da estatal dois secretários do Ministério de Minas e Energia (MME).

Segundo o jornal O Globo, que teve acesso ao documento, os auditores passaram um pente fino nas nomeações para a alta cúpula da Petrobras nos primeiros meses do governo Lula, quando a companhia estava sob o comando de Jean Paul Prates.

A acusação contra o governo consta em uma auditoria sigilosa da unidade especializada em petróleo, gás natural e mineração (AudPetróleo) e de acordo com informações, o governo teria atropelado as recomendações dos comitês internos e do conselho administrativo para nomear o atual presidente do Conselho de Administração, Pietro Adamo Mendes, que é secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME; e o ex-secretário executivo do MME, Efrain Cruz.

Leia mais  CEO da Petrobras: "Não vamos baixar os preços"

Petrobras afasta diretores indicados pelo PT após operação de busca e apreensão

Petrobras afastou três diretores da Petrobras Biocombustível (PBio) indicados pelo PT de Minas Gerais após a operação de busca e apreensão realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Receita Federal. A ação, que ocorreu na última terça-feira (24), teve como alvo escritórios da empresa no Rio de Janeiro e a unidade de Montes Claros (MG).

Segundo a própria Petrobras, a investigação apura uma suposta fraude tributária envolvendo uma empresa comercializadora de sebo bovino que realizou transações comerciais com a PBio em 2019. A estatal, no entanto, confirmou que tanto ela quanto sua subsidiária estão cooperando com as autoridades. Ainda, reforçou seu compromisso com práticas éticas e de conformidade.

Apesar da operação, fontes internas relataram à CNN que a substituição dos diretores já estava planejada antes da ação. O PT de Minas Gerais, portanto, foi procurado para comentar o afastamento, mas ainda não respondeu até o momento.

Esse movimento da Petrobras reforça sua postura de alinhamento com a transparência e rigor nas investigações, demonstrando seu empenho em cooperar com órgãos reguladores e manter sua credibilidade no mercado.

“A Petrobras aprovou a substituição, nesta terça-feira (24/9), da diretoria da Petrobras Biocombustível (PBio). A troca de diretores da PBio já estava em andamento e foi aprovada após cumprimento de todas as análises de requisito das áreas de RH e Conformidade da Petrobras. Os trâmites internos da companhia não prevêem a substituição de diretores em único dia. Os diretores da PBio serão substituídos por três empregados de carreira da Petrobras. Não há relação entre as trocas de diretores e a operação ocorrida ontem”.

Descreve a nota da Petrobras.

Em análise

As nomeações de Pietro Mendes, atual presidente do Conselho de Administração da Petrobras e secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), e de Efrain Cruz, ex-secretário-executivo da mesma pasta, estão sob análise em um levantamento técnico do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Leia mais  Lucro de R$ 43 bilhões no 4T22 não impede queda das ações da Petrobras nesta 5ªF

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia pregão em baixa e ativos apresentam instabilidade

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia pregão em alta, impulsionado pelos ganhos de seus ativos

Paola Rocha Schwartz

Conselho da Petrobras aprova atuação da companhia na África do Sul

Márcia Alves

Ibovespa inicia outubro em alta, impulsionado pelos ganhos dos ativos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre com alta impulsionado por ganhos de seus ativos

Paola Rocha Schwartz

TCU aponta irregularidades em nomeações de Lula na Petrobras

Márcia Alves

Deixe seu comentário