Continua após o anúncio
Os preços dos combustíveis no Brasil estão em constante mudança e a segunda semana de janeiro não foi diferente.
De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os preços médios da gasolina e do etanol caíram nesta semana, enquanto o diesel também registrou queda.
A gasolina comum foi vendida em média a 5,04 reais o litro, o que representa uma queda de 1,6% em relação aos 5,12 reais da semana anterior. Já o etanol foi vendido a 3,94 reais o litro, uma queda de 1,7% em relação aos 4,01 reais da semana anterior.
Por sua vez, o diesel S10 (com menor teor de enxofre) registrou média de 6,47 reais o litro, uma queda de 0,6% em relação aos 6,51 reais da semana anterior.
A ampliação da isenção de cobrança dos tributos federais PIS/Cofins para gasolina, etanol e diesel, entre outros combustíveis, foi recentemente anunciada pelo novo governo, o que pode ter influenciado os preços.
A expectativa era de que a desoneração acabaria neste ano, o que pode ter levado agentes a manterem planos de elevar os preços na primeira semana.
Apesar das flutuações nos preços, a Petrobras, maior produtora de combustíveis do país, não realizou reajustes recentes. Em dezembro, a empresa estatal reduziu o preço médio do diesel vendido às distribuidoras em 8,18% e o da gasolina em 6,1%.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.