Continua após o anúncio
A Polícia Civil de Goiás anunciou detalhes da Operação Crypto, que foi lançada em 17 de dezembro de 2022.
A operação investiga um grupo criminoso que roubou 555 bitcoins de um idoso alemão por meio de sequestro.
O crime ocorreu em Anápolis, em setembro de 2020, quando os ladrões saltaram o muro da casa do empresário alemão, ameaçaram sua esposa e o levaram para um matagal, onde o casal foi forçado a entregar todos os seus bitcoins antes de ser abandonado no local.
Desde então, a Polícia Civil tem investigado o caso, incluindo a análise de dados de blockchain.
A operação, que foi realizada simultaneamente em Goiás, Tocantins e São Paulo, visava 13 suspeitos e resultou na expedição de 16 mandados de busca e apreensão, todos cumpridos.
Durante a busca, um suspeito foi preso por posse ilegal de arma de fogo. A investigação revelou que a organização criminosa tinha dois núcleos, um em São Paulo e outro em Goiás, e que todos os membros do grupo já foram identificados.
O prejuízo estimado é de R$ 61.913.025,00, e bens dos criminosos foram confiscados durante a operação.
Até o momento, cerca de R$ 1,2 milhão em reais já foram recuperados, além de 22 veículos terem sido sequestrados, 33 imóveis apreendidos, 2 veículos apreendidos, jóias e relógios de luxo confiscados, e mais aparelhos eletrônicos.
Os valores serão destinados às vítimas no futuro. O inquérito policial deve ser concluído em até 30 dias para que a justiça tenha todas as informações necessárias.
Se os suspeitos forem condenados, eles podem enfrentar penas de até 30 anos de prisão por crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e extorsão qualificada.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.