Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Previsão Ibovespa 2022: índice atingirá 135 mil pontos, afirma Ativa Investimentos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ano mal começou e a Ativa Investimentos já fez ajustes nas premissas e nos cenários para 2022.

O relatório divulgado pela corretora nesta quarta-feira (29), aponta que os Bancos Centrais no mundo desenvolvido, que ainda estavam no início da retirada dos estímulos, já se depararam com choques geopolíticos vindos da Europa com a guerra Rússia — Ucrânia, seguidos de duras sanções ao governo russo e, mais recentemente, uma nova onda da Covid-19 na China.

Na conjuntura doméstica, o Banco Central segue a sua política monetária contracionista com uma inflação persistente no radar, o que levou os investidores a rever as estimativas (mais uma vez) de PIB, inflação, câmbio e juros. Entretanto, a Ativa Investimentos acredita que a maior parte desse ajuste já foi realizado.

Leia mais  IPO do Nubank é só especulação ou vai acontecer?

O head de research da Ativa Investimentos Pedro Serra diz ainda que enxergam oportunidades em commodities e em algumas empresas mais ligadas ao crescimento econômico, devido ao valuation descontado, porém reforças cautela por nomes de mais qualidade, com bom histórico de resultados e que possuem mais gerência sobre a sua perspectiva de crescimento e resultados, devido à possibilidade de aumento da volatilidade dos mercados.

Não vemos a bolsa como uma compra estrutural, mas ainda há oportunidades em algumas commodities e alguns nomes domésticos. Além disso, ainda esperamos um aumento da volatilidade e seguimos preferindo nomes de mais qualidade”, explica o head de research da Ativa Investimentos Pedro Serra.

Fluxo intenso

Para o time da Ativa, toda essa valorização verificada no início desse ano, em boa parte, é explicada pelo forte fluxo de capital estrangeiro.

Desde o início do ano, a Bovespa tem recebido, em média, R$ 1,5 bi por dia. A visão deles é de que este fluxo veio em busca de uma exposição em commodities além de um fluxo adicional de parte dos investidores que “fugiram” do mercado russo.

Isso significa que a característica desse fluxo que entrou na Bovespa é, em sua maioria, tático. Ou seja, oportuno e não exatamente otimista com o Brasil por uma perspectiva de crescimento doméstico. Simultaneamente, na outra ponta, com a alta dos juros, tivemos um fluxo relevante dos locais – institucionais e pessoas físicas – indo para a renda fixa”, destaca Serra.

A Bolsa é trend

Olhando os dados do Google Trends, a média dos últimos 12 meses do termo “Ibovespa” teve uma busca 121% maior do que a média histórica observada antes da chegada do vírus. Serra ainda arrisca a dizer que, a entrada de investidores pessoa física que ocorreu em 2020-2021, em parte, pode voltar.

Acreditamos que uma parte razoável desses investidores, embora machucados pela volatilidade da bolsa, ainda têm interesse em investir quando se sentirem mais confortáveis”, finaliza o especialista.

Leia mais  Ibovespa alcança 8ª alta consecutiva; NY registra ganhos moderados esperando acordo sobre teto da dívida

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gol dispara 20% e Petrobras tem leve alta em dia de volatilidade na B3

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com baixa e sem impulsos, seus ativos iniciam sem ânimo

Paola Rocha Schwartz

Sem Ibovespa, índice em dólar do Brasil recua acompanhando perdas em Wall Street

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa sobe com queda dos juros futuros; bolsas de NY fecham mistas

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com alta acompanhando os ganhos curtos de seus principais ativos

Paola Rocha Schwartz

XP vê Intelbras como oportunidade de investimento

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário