Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Registros globais do mercado de TI/escritório diminuem em 2022

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O mercado global de TI/escritório de consumo de varejo registrou vendas de 59,2 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2022. Isto representa um declínio de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Após dois anos de sucesso devido às mudanças nas condições de vida durante a pandemia, o mercado está agora registrando a primeira tendência negativa em quase todas as categorias. Enquanto o mercado em geral é plano, a GfK observa que as linhas premium estão superando as categorias principais, e espera que esta tendência continue durante todo o segundo semestre de 2022.

Após dois anos de pandemia desencadeando a demanda de produtos para atender as necessidades urgentes, as vendas globais de dispositivos de TI/escritório diminuíram durante os primeiros seis meses de 2022. As vendas de notebooks, um dispositivo essencial “tudo em um”, refletem claramente esta tendência. Regiões onde o mercado mostrou um crescimento positivo imediato no primeiro ano da pandemia, agora mostram um declínio no volume de negócios.

Na Europa e na Ásia desenvolvida, por exemplo, a receita caiu 14% e 15% respectivamente. As vendas na América Latina também desaceleraram, com uma queda de 21% após fortes vendas no primeiro semestre de 2021. Em contraste, o Sudeste Asiático (incluindo a Índia) e a China tiveram um crescimento contínuo das vendas, de mais 30% e mais 3%, respectivamente. No total, as vendas globais de notebooks diminuíram 5% no primeiro semestre de 2022.

“Mesmo antes de falarmos em altas taxas de inflação ou alto custo de energia, o mercado eletrônico já enfrentava aumentos de preços desde meados de 2020. Isto se devia a alta demanda acompanhada pela queda de suprimentos”, explica Sohjin Baek, especialista da GfK para a indústria global de hardware de TI.

“A demanda urgente causada pelos lockdowns foi atendida, e então, o aumento de preços freou as vendas, mostrando uma queda na confiança dos consumidores. Como resultado, o mercado global está enfrentando uma desaceleração no período de janeiro a junho de 2022. Os consumidores com baixo poder de compra estão se sentindo pressionados. No entanto, estamos vendo que ainda há consumidores mais confiantes, e que se entregam a produtos premium ou de alta especificação. Esperamos que a premiumização e uma mudança no mix de produtos em direção a produtos mais sofisticados se acelerem ainda mais em 2022”.

Notebooks: Segmentos e características premium resistem ao declínio

De acordo com a percepção dos consumidores da gfknewron Consumer, 71% dos que compraram um laptop no primeiro trimestre de 2022* registraram sua renda como sendo alta ou média alta. Isto representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Observando as vendas globais de notebooks nos primeiros seis meses de 2022: os laptops da categoria gamer (como exemplo de um segmento premium) alcançaram um crescimento de mais 2%, enquanto os que não fazem parte deste segmento diminuíram em menos 6% a receita. Esta inclinação para segmentos ou características premium é uma tendência observada em todas as principais categorias. O gasto que vemos nas vendas de notebooks que não são gamer se deslocou para produtos mais finos e leves. Por exemplo, os produtos de 15,6 polegadas aumentaram as vendas de dispositivos mais finos abaixo de 18mm de altura em mais 4%, e os dispositivos mais leves abaixo de 1,8kg de peso em mais 25% na primeira metade de 2022. As vendas totais de monitores caíram ligeiramente a menos 2%, mas aqueles com uma taxa de atualização de 144 hertz e um crescimento de mais de 8% na entrega, e as vendas de monitores com resolução UHD/4k cresceram mais 35%.

Não apenas os produtos de hardware para PC, mas também os acessórios tiveram um início desafiador em 2022. Muitas categorias de acessórios de TI tiveram um declínio nos primeiros seis meses com os SSDs internos (Solid State Drives) diminuindo em menos 14%, teclados em menos 2%, mouses em menos 7% e roteadores em menos 7%.

SSDs: O crescimento está vindo de produtos de alto desempenho

Embora um SSD já possa ser considerado como premium devido a seu melhor desempenho, modelos ainda mais rápidos com tecnologia NVMe (Non-Volatile Memory Express) têm crescido acima da média, mais 5%. E pode haver ainda mais potencial no caminho: Os primeiros fornecedores introduziram SSDs com PCIe 5.0, que se espera que atinjam quase o dobro da velocidade de leitura e escrita de dados. A nova tecnologia pode levar consumidores e empresas a atualizarem seus hardwares existentes, para se beneficiarem de produtos que suportam o novo padrão.

Os SSDs externos também foram capazes de crescer ainda mais com um aumento de 3% na primeira metade de 2022 e agora representam 20% da receita de SSDs. Eles devem em parte seu bom desempenho a uma expansão adicional de notebooks leves e finos, que muitas vezes têm armazenamento interno limitado. Assim, os SSDs externos podem muito bem complementá-los e oferecer outras vantagens com maior velocidade e segurança de dados. O potencial de crescimento deste item é especialmente impulsionado pela capacidade superior a dois terabytes.

Mobilidade, flexibilidade e trabalho híbrido conduzem ao sucesso a curto e longo prazo

Os notebooks leves e finos podem estimular ainda mais a demanda devido à crescente mobilidade dos usuários. Esta tendência já foi observada em dispositivos de entrada, tais como teclados e mouses de computador. Para os teclados, os dispositivos com Bluetooth cresceram mais 26%, e os modelos menores (apenas 60% em tamanho) cresceram mais 23%. Para os mouses, os modelos com Bluetooth aumentaram 4%. Os jogos, por outro lado, que influenciaram fortemente o crescimento no passado, mostraram uma diminuição de menos 6% para os mouses e menos 5% para os teclados.

“Numa perspectiva de longo prazo, podem ser esperados impulsos positivos pelo desejo contínuo dos consumidores de trabalhar parcialmente de casa”, diz Ines Haaga, especialista da GfK para a indústria global de TI e escritórios.

“Em uma pesquisa de 2022 da GfK, 65% dos consumidores confirmaram que gostariam de continuar trabalhando em casa pelo menos uma vez por semana. Mesmo que muitos deles já tenham hardware e acessórios de TI, eles gostariam de substituir ou atualizar seus dispositivos nos próximos anos. E então, uma maior base instalada terá um impacto positivo no mercado a partir do momento que esse ciclo de substituição for iniciado.”


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário