Continua após o anúncio
Logo após a soltura do ex-presidente Lula os mercados acionários sentiram as mudanças ocorridas por esse fator. Desse modo, os investidores e o mercado em geral estão atentos às novas projeções que poderão ocorrer.
Assim, ficam as incertezas dos cenários que serão criados e como será a reação do país frente a tudo isso. Então vamos entender melhor o que muda com essa concessão de liberdade e como o mercado ficará.
Investidores estão alertas as mudanças que podem ocorrer
De fato, o Brasil está em um processo de melhoria econômica e de reformas sendo feitas para isso. Desse modo, a reforma da previdência e as possíveis privatizações trouxeram um otimismo aos investidores.
Contudo, o STF (Supremo Tribunal Federal) realizou uma votação acirrada que terminou resultando em 6 votos a 5. Nesse sentido, o resultado derrubou a prisão após condenação em segunda instância.
Assim, o ex-presidente Lula obteve a possibilidade de deixar a cadeia, e foi isso que aconteceu logo depois da votação. Consequentemente a isso os investidores e o mercado ficaram em alerta e meio as mudanças.
Pois, o dólar subiu e as ações decaíram um pouco no Ibovespa chegando aos 109 mil pontos. De fato, conclui-se que o mercado não reagiu bem após Lula ter sido libertado e os números mostraram isso.
Dessa maneira, as projeções é de que o mercado haja de forma negativa a tudo isso a curto prazo. Entretanto, ainda é incerto o que acontecerá com a economia frente a esse acontecimento.
Por certo, o presidente Jair Bolsonaro poderá ser beneficiado com essa concessão de liberdade que Lula obteve. Pois, ele tenderá a utilizar um discurso contra a esquerda e assim poderá reunir melhor a direita.
Nesse sentido, Bolsonaro já havia pautado sua campanha na ideia de que era o único que poderia ajudar o país. Então, resta apenas aguardar e verificar como o cenário político e o mercado financeiro reagirá.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.