Continua após o anúncio
A Saque e Pague, plataforma de tecnologia que conecta pessoas a soluções financeiras por meio de um ecossistema de serviços, lança uma nova transação baseada na plataforma Pix: o Depósito Rápido.
A função pioneira no mercado consiste em transações feitas nos terminais da Saque e Pague, a partir de depósitos em espécie e sem envelope usando a plataforma Pix, o dinheiro físico é transformado em dinheiro digital em tempo real. Essa nova transação vale para todas as instituições financeiras e de pagamento conectadas ao Pix.
Antes, para fazer um depósito com dinheiro físico, era necessário se dirigir a uma agência do banco de destino ou imprimir boletos e pagá-los em algum correspondente bancário para quem ainda não estava integrado ao ecossistema Saque e Pague.
A compensação do valor ocorria somente no final do expediente bancário ou no próximo dia útil. Com a nova transação, a empresa permitirá depósitos de até R$ 2 mil, diretamente para qualquer banco. Além disso, por ser Pix, a transação ocorre em tempo real, 24 horas por dia.
A iniciativa visa incluir a população desbancarizada — parte importante do sistema financeiro –, e trazer mais agilidade, principalmente aos clientes de bancos digitais.
“Entendemos que a tecnologia deve ser inclusiva e descomplicada, por isso ofereceremos um novo produto para os nossos usuários. Para os clientes de bancos digitais, não será mais necessário imprimir boletos e procurar uma lotérica para fazer um depósito, por exemplo”, ressalta Givanildo Luz, CEO da Saque e Pague.
Um estudo recente desenvolvido pela Fundação Dom Cabral mapeou os meios de pagamento mais utilizados pela população brasileira. Na análise, foi constatado que 53,4% dos entrevistados preferem o uso de cédulas e moedas em seus pagamentos.
Além disso, o estudo comprovou um crescimento importante na preferência pelo uso do Pix nas transferências bancárias. Assim, a nova função dos terminais, permitirá que mais pessoas tenham acesso à facilidade transacional que o Pix traz, mesmo só utilizando dinheiro físico.
“Temos acompanhado e sabemos que mais de 70% dos brasileiros já usaram Pix pelo menos uma vez e que temos mais de 300 milhões de chaves cadastradas. Acreditamos que a plataforma Pix, veio para viabilizar novos modelos de negócios, dar a oportunidade de que pessoas de regiões mais remotas do Brasil tenham acesso aos serviços e capilaridades de redes de autoatendimento. Atuar nas capitais e grandes regiões metropolitanas é mais fácil, a logística favorece, nós queremos criar soluções que possamos capilarizar os nossos serviços para pequenas cidades do interior, que possuem poucas opções ou sequer possuem opções de atendimento financeiro, é nisso e para isso que trabalhamos diariamente, tendo em vista o nosso propósito de transformar a relação das pessoas com o mundo financeiro (na nossa parcela de contribuição), e o Pix pode ser o grande viabilizador disso”, analisa Givanildo Luz.
Para o CEO da Saque e Pague, tornar o dinheiro físico um ativo digital é essencial para um mundo cada vez mais conectado.
“Com essa nova transação, conseguiremos interoperar de fato. A população busca por praticidade e segurança, e nós queremos oferecer sempre esses pilares em nossos serviços oferecidos aos cidadãos. Nos primeiros dias de operação, o Depósito Rápido já realizou cerca de 15 mil transações e aproximadamente R$ 5 milhões depositados, o crescimento será exponencial como o Pix Saque”, conclui.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.