Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Selic a 13,75%? É o que indica o UBS BB

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A taxa básica de juros brasileira iniciou um movimento de disparada nos últimos meses, e voltou aos dois dígitos recentemente. Inicialmente, o COPOM indicava que iria começar a “frear” estes ciclos arrojados de alta, no entanto, esse cenário já não é mais o esperado pelos analistas da UBS BB! Confira agora mais detalhes!

Assim, o UBS BB está elevando sua projeção para a Selic no fim do ano de 12,5% para 13,75% por conta da expectativa de alta da inflação após a invasão da Ucrânia. Alexandre de Ázara, o economista-chefe do banco, diz que a alta recente das commodities vai perdurar por um tempo ainda indefinido, mas suficiente para gerar um choque na previsão de inflação.

Leia mais  BC não hesita em elevar Selic se necessário, afirma ata

O minério de ferro já subiu 20%; milho e soja, outros 25% e o trigo, 55%. “Ainda que a questão entre Ucrânia e Rússia se resolvesse nos próximos dias, a percepção é que as sanções impostas à Rússia vão perdurar por meses. E isso deverá continuar sustentando o preço das commodities,” disse Alexandre. Por conta desse impacto, o economista projeta que a inflação medida pelo IPCA ficará em 5,7% este ano – um aumento de 1,2 ponto em relação à estimativa anterior.

Para os leigos em política monetária, um ciclo de alta na Selic é uma ferramenta para frear altas na inflação, com a oneração do crédito reduzindo diretamente o consumo.

Até onde vai a Selic?

O UBS BB está elevando sua projeção para a Selic no fim do ano de 12,5% para 13,75% por conta da expectativa de alta da inflação após a invasão da Ucrânia.

Alexandre de Ázara, o economista-chefe do banco, diz que a alta recente das commodities vai perdurar por um tempo ainda indefinido, mas suficiente para gerar um choque na previsão de inflação.

Leia mais  Após aumento de 0,50 pp, Copom deixa porta aberta para novo aumento residual

O minério de ferro já subiu 20%; milho e soja, outros 25% e o trigo, 55%.

“Ainda que a questão entre Ucrânia e Rússia se resolvesse nos próximos dias, a percepção é que as sanções impostas à Rússia vão perdurar por meses.

E isso deverá continuar sustentando o preço das commodities,” disse Alexandre.

Por conta desse impacto, o economista projeta que a inflação medida pelo IPCA ficará em 5,7% este ano – um aumento de 1,2 ponto em relação à estimativa anterior.

Por fim, com este ciclo de alta, se torna ainda mais interessante investir em títulos anexados a Selic! Clique aqui para conferir mais detalhes desta categoria de investimento.


Nos siga no Google News
Leia mais  Selic: Copom se reúne na próxima semana para definir taxa de juros

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Corte de R$15 Bi frustra mercado e impacta ativos

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar fecha em queda após declarações de Haddad sobre corte de gastos

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado eleva Selic para 11,50% em 2025, aponta Focus

Rodrigo Mahbub Santana

Ministro de Lula sugere substituir “alface por chicória” para controle da inflação

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar sobe para R$ 5,81 com falas de Haddad

Rodrigo Mahbub Santana

Selic deve subir em novembro com risco fiscal e inflação

Márcia Alves

Deixe seu comentário