Continua após o anúncio
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) vai decidir nesta quarta-feira (20) um novo corte na taxa Selic.
Se confirmado nesta quarta-feira (20), o reajuste da Taxa Selic será em 50 pontos base , o sexto reajuste de mesma magnitude, que levará a taxa básica de juros para o menor patamar desde Março de 2022.
A expectativa de consultorias e bancos, é de que a taxa seja reduzida de 11,25% para 10,75% ao ano.
De acordo com o Itaú, o Copom vai continuar com sua estratégia de cortes de juros de 0,5 ponto percentual. Porém, devemos considerar a evolução do cenário internacional, com uma redução do ciclo de cortes de juros nos EUA e a piora da dinâmica inflacionária no Brasil.
Para o Bradesco (BBDC4), esse novo corte de meio ponto, conforme sinalização prévia do comitê, há uma projeção de que 2024 encerre com uma taxa de juros de 9,25% ao ano e espera novas quedas no próximo ano, quando ela poderia chegar a 8,5% ao ano.
“ Se considerarmos que a inflação está rodando em torno 4,0%, isso vai significar uma taxa de juros real entre 5,5% e 6,0%, ainda bem acima do que o Copom estima como taxa neutra (4,5%). Ou seja, na próxima reunião, deve haver uma sinalização apenas para uma reunião à frente (descartando o termo plural). Ou mesmo não emitir sinalização alguma”, diz o relatório.
Sobre a Taxa Selic
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.
A Selic é a taxa de juros média praticada nas operações compromissadas com títulos públicos federais com prazo de um dia útil.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.