Continua após o anúncio
Indicação de Galípolo para o Banco Central e Durigan para a Fazenda gera tensão entre Haddad e o PT.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou na segunda-feira a indicação de Gabriel Galípolo para a diretoria de Política Monetária do Banco Central. Galípolo, que deixará o cargo de secretário-executivo da Fazenda, deve ser substituído por Dario Durigan, atual chefe de política pública do WhatsApp no Brasil.
A indicação de Durigan gerou controvérsia entre o Partido dos Trabalhadores (PT), devido a suas críticas passadas ao projeto das fake news. A indicação de Galípolo também é controversa, já que ele é considerado um possível sucessor para a presidência do Banco Central, posição que gera preocupações dentro do PT.
Indicações para Banco Central e Ministério da Fazenda geram controvérsia dentro do PT
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na última segunda-feira (8) a indicação de Gabriel Galípolo para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central. Galípolo, atual secretário-executivo da Fazenda, será substituído por Dario Durigan, chefe de política pública do WhatsApp. Essas mudanças no alto escalão do governo têm causado polêmica dentro do Partido dos Trabalhadores (PT).
Galípolo, um aliado próximo do Governo Lula, é considerado um possível sucessor na presidência do Banco Central. No entanto, sua substituição por Durigan na Fazenda tem provocado reações negativas na bancada lulista.
Durigan, que tem sido a face do WhatsApp no Brasil, tem um histórico de críticas ao projeto das fake news. Em 2021, em duas audiências na Câmara como representante do WhatsApp, Durigan criticou aspectos da lei que previam a rastreabilidade de mensagens e a moderação de conteúdo pelas plataformas.
Essas críticas geraram preocupações entre os deputados e técnicos da bancada lulista, que classificaram a nomeação de Durigan como “completamente absurda”.
Esse descontentamento marca um momento de tensão entre Haddad e o PT, sinalizando possíveis conflitos futuros na política econômica do governo.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.