
- Governo retoma política de incentivo com IPI zero para carros populares
- Hyundai agora integra a lista com modelo HB20 Vision 1.0
- Lista completa inclui Chevrolet, Renault, Fiat, Toyota e Hyundai
A nova onda de descontos para carros populares no Brasil ganhou mais um capítulo importante nesta terça-feira (16). A Hyundai acaba de anunciar a inclusão do HB20 Vision 1.0 entre os modelos com isenção de IPI, o que coloca a marca de vez na disputa por um dos segmentos mais concorridos e desejados do mercado nacional.
O programa de incentivo, que visa tornar os carros 0 km mais acessíveis à população, já estava em andamento com montadoras como Chevrolet, Renault, Fiat e Toyota. Com a entrada da Hyundai, a lista de modelos com preço reduzido cresceu e já começa a influenciar consumidores a adiarem suas compras para aproveitar os novos valores.
Descontos que podem fazer diferença no bolso
Os carros beneficiados pela isenção de IPI podem ter descontos relevantes, que variam de acordo com a versão e o modelo. No caso do HB20 Vision 1.0, por exemplo, a redução é de R$ 1.786 — fazendo com que o valor final saia por R$ 82.790.
Parece pouco? Não para quem busca economia em tempos de inflação alta e crédito mais caro. Para muitos brasileiros, esse tipo de estímulo pode representar a única chance de sair com um carro novo da concessionária ainda em 2025.
Além disso, os modelos já inscritos no programa seguem sendo grandes atrativos nas concessionárias. O Fiat Mobi Like, por exemplo, continua como opção mais barata com isenção, saindo por cerca de R$ 62 mil, enquanto o Renault Kwid Zen também figura entre os favoritos.
Confira a nova lista completa dos carros com IPI zero
Com a atualização mais recente, os carros contemplados com a política de isenção de IPI incluem:
- Fiat Mobi Like 1.0
- Chevrolet Onix 1.0 MT
- Chevrolet Onix Plus 1.0 MT
- Renault Kwid Zen 1.0 MT
- Toyota Yaris XL 1.5 CVT
- Hyundai HB20 Vision 1.0 MT
Esses modelos foram inscritos pelas próprias montadoras no sistema do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e devem permanecer no programa enquanto houver estoque ou interesse das fabricantes.
Montadoras retomam fôlego com política do governo
A volta do IPI zero para carros populares acontece em um momento delicado do setor automotivo, que enfrentou queda nas vendas no primeiro semestre de 2025. A estratégia do governo Lula, inspirada em políticas anteriores, tem como objetivo aquecer o consumo e impulsionar a produção nacional.
Para as fabricantes, é também uma forma de zerar estoques e ganhar competitividade diante da enxurrada de modelos chineses que chegam com força crescente ao Brasil.
A Hyundai, por exemplo, vinha perdendo espaço para marcas como BYD e GWM, e a entrada no programa é um movimento estratégico para manter sua presença entre os líderes do mercado.