Continua após o anúncio
A Usiminas (USIM5) concluiu a liquidação da 9ª emissão de debêntures simples da companhia, totalizando um valor de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.
Uma debênture, de forma resumida, é um título de dívida. Ou seja, investimento em debêntures nada mais é que um empréstimo para empresas que não sejam uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. No entanto, ao invés de recorrer aos bancos e suas altas taxas para estes empréstimos, a companhia recorre aos investidores do mercado de capitais.
Em outras palavras, funciona da seguinte forma: uma empresa necessita de uma quantidade de dinheiro para fazer algum investimento de expansão dos negócios ou, até mesmo, pagar débitos. Dessa forma, em vez de procurar um empréstimo no banco (que costuma ter custos mais altos), ela lança debêntures no mercado para captar recursos.
Ademais, segundo comunicado, a agência de classificação de risco Standard and Poor’s Ratings do Brasil Ltda. atribuiu rating brAAA à emissão. Os recursos obtidos por meio da liquidação das Debêntures foram destinados ao resgate antecipado da totalidade das debentures da 2ª série da 7ª emissão pública, com esforços restritos de colocação, de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, da Companhia, e o residual ao capital de giro da Companhia.
Por fim, o comunicado exemplifica o perfil de vencimento das Debêntures e dos Bonds (valores em
milhões):
Sobre a Usiminas
Usiminas é uma empresa do setor siderúrgico, líder na produção e comercialização de aços planos. Por meio da Fundação São Francisco Xavier, investe em educação e saúde. Com o Instituto Usiminas, faz a diferença na vida das pessoas, direcionando os investimentos para ações que promovem o acesso à cultura, ao esporte e à cidadania nas cidades onde a empresa está presente. Com tecnologia, conhecimento e qualidade.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.