Guia do Investidor
Veiculos Carros
Notícias

Vai trocar de carro? 9 dicas ao comprar um veículo usado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Quem está pensando em comprar um carro novo normalmente coloca diversas questões na balança. Sem dúvidas, uma das principais questões é se vai escolher um carro usado ou zero quilômetros, opções que têm ligação direta com custo-benefício de quem está fazendo a pesquisa.

Se você decidiu por um carro usado, sabe qual a melhor forma para comprá-lo? Geralmente, não existe uma “receita” para ensinar isso, mas certas dicas e análises podem ajudar a fazer a escolha ideal.

Comprar um carro usado pode ser uma excelente opção para quem busca economia sem abrir mão da qualidade. No entanto, saber como comprar um carro usado de forma segura é essencial para evitar problemas e fazer um bom negócio.

Pensando nisso, a Super Visão – maior rede de vistorias automotivas do Brasil, elaborou esse guia para você que quer investir em um bom carro. Aprenda o que olhar no veículo escolhido para averiguar se ele está em excelentes condições e dentro das expectativas.

  1. Escolha o modelo do carro sem pressa

Na hora de decidir como comprar carros usados com segurança, o primeiro passo é definir com clareza o modelo e o valor que você está disposto a gastar.

Leia mais  Mutirão de Negociação Financeira vai até dia 31 de março

Pesquise com calma, considerando o ano de fabricação, a quilometragem e as características que você deseja em um carro. Ter essas informações em mente ajuda a focar a busca e pode evitar compras por impulso.

  1. Cuidado com os anúncios

Os anúncios sedutores são comuns, mas é preciso ter cautela. Avalie a reputação do vendedor, a procedência do veículo e o estado de conservação.

Como comprar um carro usado com segurança envolve verificar se há problemas ocultos, lembre-se de que as vistorias automotivas são essenciais neste momento, como a vistoria cautelar ou pela Certicar®, ambas disponíveis na Super Visão.

  1. Pesquise em cidades próximas

Ampliar a busca para cidades vizinhas pode aumentar suas chances de encontrar o carro ideal.

Muitas vezes, como comprar um bom carro usado, envolve explorar opções além do seu município, onde pode haver preços mais competitivos e veículos em melhor estado.

  1. Atenção aos documentos

Para garantir que você está comprando um veículo de forma segura, certifique-se de que toda a documentação esteja em dia e no nome do vendedor.

Verificar a regularidade do IPVA, licenciamento e multas é essencial para evitar problemas futuros.

  1. Histórico do veículo

Conhecer o histórico do carro é fundamental para evitar surpresas. Pesquise se o veículo já passou por acidentes, se possui multas ou restrições judiciais. 

Esta é uma dica fundamental para saber como comprar um carro usado com segurança.

  1. Faça um test drive
Leia mais  Prepare o bolso: Governo voltará a reonerar gasolina e etanol no fim do mês

Nunca compre um carro sem antes fazer um test drive. Isso permite que você avalie o desempenho do veículo, identifique possíveis ruídos estranhos e confira o conforto ao dirigir.

Esse também é um passo essencial, que ajuda como comprar um carro usado sem arrependimentos.

  1. Inspeção e vistoria

Uma análise mecânica detalhada é indispensável para garantir o bom funcionamento do carro. Leve o carro em um mecânico da sua confiança para uma análise dos itens funcionais. 

Já a vistoria veicular oferecida pela Super Visão é uma segurança a mais para que você tenha certeza de que o carro está apto para rodar tranquilamente pelas ruas. 

  1. Fique atento aos trâmites

Após escolher o veículo, é hora de cuidar dos trâmites financeiros e documentais.

Certifique-se de que todos os documentos estejam corretos e que o pagamento seja feito de maneira segura, evitando depósitos em contas suspeitas.

Lembre-se de que quem quer saber como comprar carros usados com segurança, deve incluir atenção redobrada nessa fase.

  1. Outros pontos de atenção:
  • Veículos importados: tome cuidado com veículos importados, pois podem ser mais difíceis de manter, devido à escassez de peças no país e custos elevados;
  • Carros com muitos problemas: evite veículos com muitos defeitos ou que exigem reparos complexos. Eles podem se tornar um grande problema financeiro a longo prazo;
  • Manutenção de carros nacionais: geralmente, carros nacionais têm manutenção e seguros mais baratos, além de peças mais acessíveis;
  • Revisão completa: após a compra, faça uma revisão completa, verificando freios, óleo, correias, suspensão e pneus. Esse cuidado é essencial para garantir a segurança e a longevidade do veículo;
  • Consumo de combustível: avalie o consumo de combustível do carro, pois veículos mais econômicos podem representar uma economia significativa a longo prazo;
  • Valor do seguro: considere o valor do seguro antes de fechar o negócio. Carros com muitos sinistros ou de marcas específicas podem ter seguros mais caros;
  • Custo de manutenção: pesquise sobre o custo de manutenção do modelo escolhido. Algumas marcas têm peças e serviços mais caros, o que pode pesar no seu bolso.
Leia mais  Prazo de entrega da declaração do ITR acaba hoje

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

Panvel registra recordes em relatório do 3T24

Fernando Américo

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Fernando Américo

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

Fernando Américo

Escala de trabalho 4×3 funcionaria para trabalhadores brasileiros?

Fernando Américo

Deixe seu comentário