Continua após o anúncio
- A Vale anunciou uma nova parceria com a maior fabricante de máquinas da China;
- O acordo prevê o fornecimento de materiais e equipamentos para mineração.
A companhia Vale (VALE3) iniciou mais um pregão enchendo seus acionistas de expectativas. A mineradora anunciou ao mercado a assinatura de um memorando de entendimento com a XCMG Construction Machinery Limited, maior fabricante de máquinas da China! Confira agora mais detalhes!
Assim, a Vale mostra novamente sua preocupação com o mercado chinês, responsável por grande parte de suas operações. A companhia vai reforçar a sua presença neste mercado graças a parceria com a XCMG, maior fabricante de máquinas da China, subsidiária da Xuzhou Construction Machinery Group.
Segundo o comunicado divulgado pela Vale, o entendimento entre as empresas prevê potencial fornecimento de equipamentos de mineração e infraestrutura, incluindo equipamentos de emissão zero e autônomos.
De acordo com o memorando, protótipos de equipamentos, dentre eles dois caminhões fora de estrada elétricos com 72 toneladas de capacidade, serão testados em operações da Vale em Minas Gerais e na Indonésia a partir do segundo semestre de 2022. Por fim, o comunicado informa, que o acordo foi literalmente “celebrado” em meio as comemorações dos 25 anos da relação de irmandade entre o estado de Minas Gerais e a província chinesa de Jiangsu.
As ações da Vale esboçam um movimento de alta, mesmo em meio a baixa da cotação do minério de ferro. Confira no gráfico abaixo:
Vale (VALE3) produz 89,4 milhões de tonelada de minério no 3T21
A mineradora brasileira Vale (VALE3) divulgou nesta terça-feira seu relatório de produção referente ao terceiro trimestre desse ano. Durante o período a companhia produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro. Dessa forma, esse montante representa uma alta de 18,1% ante o segundo trimestre deste ano.
De acordo com a Vale, esse avanço ante o segundo trimestre se deve à melhora sazonal das condições climáticas no Sistema Norte. Isto é, contribuindo para o desempenho de Serra Norte e S11D. Além disso, a companhia destacou um aumento na produção de Vargem Grande devido ao processamento a seco com o ajuste de fluxo de uma de suas plantas com processamento a úmido. Complementando as justificativas para o melhor desempenho, a Vale pontuou o melhor desempenho de Itabira, com melhora do run of mine (ROM), isto é, o carvão bruto que se obtém diariamente na mina.
De acordo com a Vale, houve uma compra de terceiros ainda maior no terceiro trimestre do ano, mesmo que proporcionalmente menor ante o trimestre anterior. Além disso, sua fábrica atingiu a capacidade máxima de 6 Mtpa.
Dessa forma, a produção total de minério de ferro no período avançou 0,8% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Contudo, quando olhamos para os primeiros 9 meses do ano vemos um bom crescimento de 8%.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.