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Em março, as vendas no varejo brasileiro diminuíram 1,1% em termos reais, comparado ao mesmo mês de 2023, conforme o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, refletindo a receita de vendas observadas, o índice registrou alta de 2,8%.
Bens Duráveis e Semiduráveis e Serviços registraram queda no faturamento, respectivamente, de 5,3% e 4,3%. Materiais para Construção e Autopeças e Serviços Automotivos foram os principais responsáveis por essa redução.
Apenas o macrossetor de Bens Não Duráveis registrou crescimento no mês, com alta de 2,0%, impulsionado pelo setor de Varejo Alimentício Especializado.
“Uma das hipóteses para a queda do varejo em março foi a inflação, que acelerou e pode ter desestimulado o consumo. O resultado só não foi mais negativo porque comércios mais impactados pela Páscoa como chocolaterias e supermercados registraram crescimento nas vendas”, destaca Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
O e-commerce cresceu 5,2% em março em termos nominais, enquanto as vendas presenciais aumentaram 2,1% em comparação com o mesmo período de 2023.
Em regiões
Segundo o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, as regiões apresentaram os seguintes resultados em relação a março de 2023: Sul (-0,1%), Centro-Oeste (-0,3%), Nordeste (-0,4%), Sudeste (-0,7%) e Norte (-1,2%).
No entanto, pelo ICVA nominal, as regiões destacaram-se com Sudeste (+3,9%), Sul (+3,2%), Norte (+2,9%), Centro-Oeste (+2,5%) e Nordeste (+2,4%), desconsiderando o desconto da inflação.
No primeiro trimestre de 2024, o varejo registrou queda de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, descontando a inflação, enquanto em termos nominais, apresentou alta de 3,1%.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) monitora mensalmente o desempenho do varejo brasileiro. Abrangendo 18 setores, desde pequenos a grandes varejistas, assim, representando 870 mil varejistas credenciados à companhia.
“O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 870 mil varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.” Explica o comunicado.
ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresenta duas formas de análise:
- ICVA Nominal: Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado em relação ao mesmo período do ano anterior. Reflete a realidade das vendas observada pelo varejista.
- ICVA Deflacionado: É o ICVA Nominal descontado da inflação, utilizando um deflator calculado a partir do IPCA e IPCA-15, ajustados ao mix e pesos dos setores no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, excluindo o efeito do aumento de preços.
Além disso, existe o ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste de calendário, que remove os efeitos de calendário que impactam um determinado mês ou período ao compará-lo com o mesmo mês ou período do ano anterior. Isso permite observar o ritmo de crescimento, identificando acelerações e desacelerações do índice.
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