Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

4 dicas para utilizar a restituição do Imposto de Renda para potencializar seu negócio

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Declarar o Imposto de Renda é algo que poucos gostam de fazer, mas todos sabem que não há como fugir dessa obrigação. Apesar de ser um processo moroso, existe um momento esperado ansiosamente por quem lida todos os anos com a Receita: a restituição do Imposto de Renda, que traz um alívio para as finanças.

Com as restituições do Imposto de Renda desse ano, cujos lotes começaram em 31 de maio e devem ir até 29 de setembro, é importante se planejar para utilizar o dinheiro extra com sabedoria, especialmente, se você for um micro ou pequeno empreendedor. Injetar esse valor, por exemplo, no seu negócio pode ser uma excelente opção a médio e longo prazo.

Leia mais  IRPF 2023: Dicas e erros mais comuns e o que fazer se cair na malha fina

Pensando nisso, a especialista Lilian Parola, diretora de mercado de capitais da SumUp, separou quatro dicas simples que podem ajudar os empreendedores a usar melhor o dinheiro da restituição.

1. Quite suas dívidas

Em primeiro lugar, caso os empreendedores tenham dívidas, este é um excelente momento para reduzi-las ou, até mesmo, acabar com elas.

“Com os altos níveis das taxas atuais, quitar parcelas ou pagamentos é uma ótima saída para o empreendedor conseguir um bom respiro com as contas mensais”, diz Lilian.

2. Aprimore seu negócio

Se suas contas estão em dia, foque em melhorar seu negócio. Aproveite o valor recebido do Imposto de Renda e invista-o em marketing, estratégias de vendas, ferramentas ou outras maneiras para ampliar a lucratividade do seu empreendimento.

“Utilize esse valor extra em seu caixa para realizar as mudanças ou melhorias que já almejava há um tempo, mas te faltava capital. Essa é uma excelente maneira de usar sua restituição, pois pode te ajudar a crescer no longo prazo”, conta a executiva.

3. Aposte em tecnologia

Leia mais  Reforma tributária: recomplicaram a proposta simples

Com um valor extra em caixa, empreendedores podem adotar novas tecnologias em seus negócios, como plataformas de gestão financeira, por exemplo. “Implementar melhorias em processos internos pode auxiliar empreendedores a ganharem tempo e dinheiro em seus negócios”, sintetiza a especialista.

4. Invista

Investir o valor recebido da restituição pode valer a pena. “Dependendo da situação do negócio, o melhor caminho pode ser deixar o dinheiro rendendo em algum lugar. No longo prazo, o dinheiro extra pode se multiplicar e potencializar outras iniciativas que vão beneficiar o negócio”, diz Lilian. 


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Vale a pena declarar imposto de renda mesmo sem ser obrigado?

Leia mais

Imposto de Renda: o que você precisa saber antes de declarar

Fernando Américo

Imposto de Renda: 10 erros para cair na malha fina

Guia do Investidor

Mais de 40% dos brasileiros já entregaram a declaração do IRPF

Guia do Investidor

Receita abriu consulta ao lote residual de restituição do IR

Márcia Alves

Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda?

Guia do Investidor

Prazo para Declaração Anual do MEI se aproxima do fim

Guia do Investidor

Deixe seu comentário