Guia do Investidor
entrevista de emprego TI 2
Notícias

96% dos profissionais brasileiros estão abertos a novas oportunidades de emprego, revela pesquisa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Quase que a totalidade dos profissionais brasileiros está aberta a novas oportunidades de emprego, revela o estudo global Talent Trends, do PageGroup, referência mundial em recrutamento especializado de profissionais. De acordo com a pesquisa, 96% dos profissionais no Brasil mostraram-se receptivos a novas ofertas de emprego, superando a média global de 90% e ficando abaixo da média registrada na América Latina (98%). O estudo também destaca que, na média global, 65% dos profissionais buscam emprego durante períodos de declínio econômico, enquanto na América Latina esse percentual é de 79%. 

Outro dado relevante do estudo diz respeito à busca por emprego. Segundo a pesquisa, 56% dos profissionais brasileiros estão atualmente procurando um emprego ou planejam fazê-lo nos próximos seis meses (57% na média global e 64% na América Latina). Por outro lado, 40% dos profissionais brasileiros estão indecisos em relação à procura de emprego, em comparação com 33% na média global e na América Latina. Apenas 4% dos profissionais brasileiros afirmaram não estar abertos a novas oportunidades, em contraste com 10% globalmente e 2% na América Latina. 

Leia mais  Projeto estende desoneração da folha de pagamentos até 2027

“Nossa pesquisa revelou que, em 2022, houve um aumento significativo na movimentação de profissionais, passando de 15% em 2021 para 30% no ano passado. Com isso, o desequilíbrio entre oferta e demanda de profissionais leva a uma guerra de talentos que o mercado de trabalho já vem lidando há algum tempo. Esse é um desafio global que não tem a ver exclusivamente com economia, e sim com a velocidade das transformações, a pressão por resultado e a alta competitividade.”, explica Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil.

Os dados fazem parte da pesquisa global Talent Trends 2023, um dos estudos mais abrangentes sobre profissionais e o mercado de trabalho, realizado de novembro de 2022 a janeiro de 2023, em 37 países. Ele conta com a participação de aproximadamente 70 mil profissionais em todo o mundo, que atuam em empresas de diferentes segmentos e portes. O objetivo desse levantamento é apresentar uma perspectiva dos profissionais e desvendar seus desejos (motivações, atitudes, percepções, crenças, valores) e motivações em um emprego (salário, benefícios, habilidades, progressão de carreira, cultura da empresa, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, diversidade e inclusão, flexibilidade). 

Profissionais abandonam lealdade à empresa  

A cultura de trabalhar para uma única empresa a longo prazo está se tornando um conceito distante da nossa realidade. Ainda segundo a pesquisa, 9 em cada 10 profissionais que iniciaram um novo trabalho no ano passado estão abertos a novas oportunidades. O levantamento também mostra que 1 em cada 3 profissionais deixa a empresa em até seis meses, e que um em cada dois profissionais está procurando um novo emprego neste momento.  

Leia mais  Deputados defendem exploração de petróleo e gás natural na Margem Equatorial

“Diante do contexto atual, é inegável que os profissionais estão demonstrando uma crescente abertura para explorar novas oportunidades, e a movimentação no mercado de trabalho se tornou uma realidade comum. Para os líderes empresariais, a atração e o engajamento de talentos surgem como uma das principais preocupações. Também vale ressaltar que o fortalecimento na retenção de talentos foi e continua sendo de extrema importância, pois as empresas sabem tudo o que está na conta ao perder um profissional já adaptado à cultura e à função designada”, comenta Basaglia. 

Também foi possível detectar no estudo como foi a busca por emprego antes, durante e depois da pandemia. Os resultados mostram que a movimentação foi mais intensa pouco antes e durante a pandemia: 

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Livraria Cultura obtém liminar que suspende falência

Leia mais

Emprego: Google abre centenas de vagas no Brasil

Rodrigo Mahbub Santana

Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Fernando Américo

Conversar sobre dinheiro é motivo real para separação de casais

Fernando Américo

Gasolina se mantém estável em março com média de R$ 5,944

Fernando Américo

Debêntures incentivadas continuam atrativas, diz Santander Brasil

Fernando Américo

Turismo fatura R$ 17,3 bi, impulsionado pelo aumento de preços

Fernando Américo

Deixe seu comentário