Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Eneva (ENEV3) segue expandindo no Norte e Sudeste

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • Eneva dá continuidade ao projeto no Norte e diversifica no Sudeste;
  • Joint venture desenvolverá e operará Tepor (RJ).

A Eneva (ENEV3) dá continuidade ao início de produção do primeiro projeto no Norte do país ao mesmo tempo que diversifica no Sudeste. Isto é, a companhia assinou um acordo de exclusividade com o Grupo Vale Azul (GVA) para forma uma joint venture para desenvolver e operar o Terminal Portuário de Macaé (Tepor), no Rio de Janeiro.

De acordo com a Eneva, o projeto integrado de gás natural possui um terminal de granel líquido e um terminal de apoio marítimo. Além disso, há um terminal de gás natural liquefeito (GNL) com 21 milhões de metros cúbicos por dia de capacidade e ainda um terminal de manuseio de operações de petróleo bruto. Dessa forma, o projeto marca a entrada da companhia na região Sudeste.

Leia mais  Eneva (ENEV3): lucro cai 28,7% no 4T21, na base anual, impulsionado pelo aumento de despesas

O projeto segue a estratégia da companhia de diversificar geograficamente suas operações, desenvolvendo um hub de gás no Sudeste. Assim sendo, a joint venture será 65% Eneva e 35% GVA.

Além disso, a Eneva segue com seu projeto no campo de Azulão, primeira área produtora de gás na Bacia do Amazonas. Ainda em fase de testes, a área produz e envia o gás natural por caminhões para o comissionamento da termelétrica de Jaquatirica II, de 117 megawattts, em Roraima. O projeto deveria entrar em operações em dois anos, mas, devido à pandemia, atrasou. Ademais, vale pontuar que o projeto tem investimentos previstos em R$ 1,8 bilhão.

“O maior desafio foi implantar uma forma de monetização pioneira no país. Somos os primeiros a implementar em larga escala esse formato que prevê produzir o gás, tratar, liquefazer, depois transportar em carretas e regaseificar. Desenvolvemos competências novas que irão permitir monetizar reservas no Norte.”

disse Lino Cançado, diretor de operações.

Leia mais  Eneva (ENEV3) confirma campanha com gás não convencional para 2022

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Big Techs impulsionam bolsa e inflação dos EUA: confira o resumo de hoje

Rodrigo Mahbub Santana

Eneva registra uma geração total de energia bruta de 1.609GWh

Márcia Alves

Ação da META despenca 10%: confira o resumo do dia

Márcia Alves

PetroReconcavo nega fusão com Eneva

Márcia Alves

Petroreconcavo e Eneva poderão se fundir

Rodrigo Mahbub Santana

Eneva (ENEV3) tem prejuízo de R$ 290,6 milhões no 4T23

Márcia Alves