Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ativa Investimentos revisa cenário após Focus: Inflação chega em 13,25% e PIB cai para zero em 2022

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O boletim Focus dessa semana foi ruim, pois trouxe um aumento expressivo das projeções para o IPCA de 2023. A mediana das expectativas para o ano saltou de 3,51% para 3,70%, muito acima da meta de 3,25% estabelecida para o período. Apesar de o IPCA de 2022 também ter sido impulsionado, destacamos 2023 por ser preponderante para o horizonte relevante de política monetária.

Assim, consequentemente, revisamos nossa perspectiva para a Selic, de 12,25% para 13,25%. Antes esperávamos alta de 100bps na reunião dessa terça seguida de outra alta de 50bps em maio, mas alteramos a perspectiva de maio de 50bps para 100bps e adicionamos outra elevação, de 50bps, na reunião de junho.

Com isso conseguimos manter a perspectiva de IPCA, para 2023, em 3,5%, mas a perspectiva de PIB foi reduzida de 1,8% para 1,5% para aquele ano. Para 2022 o PIB fora reduzido de 0,2% para 0,0%.

Leia mais  Inflação ao consumidor amplo em Maio bate maior valor desde 2016

Ademais, as expectativas de inflação para 2022 saltaram de 5,65% para 6,45%, aumento de 80 bps, sendo que esta é a 9ª alta consecutiva. Para 2024, as projeções também subiram, de 3,10% para 3,15%, denotando perda de graus de credibilidade da autoridade monetária em sua atribuição inflacionária.

Por último, sobre a inflação mensal, a perspectiva para o IPCA de março subiu 35 bps, para 0,90%, abaixo da nossa expectativa ajustada para o mês (0,92%). Com relação a abril, as projeções subiram 24 bps, para 0,80%, também abaixo de nossa projeção para o mês (0,84%).

Por fim, em maio de 2022 o mercado prevê deflação de 0,19% no mês, acima da nossa expectativa (-0,32%).

Étore Sanchez — economista-chefe da Ativa Investimentos


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

FMI Projeta: Déficit Fiscal do Brasil Persistirá Até 2026

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual Logística investe em expansão de portfólio logístico

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário