Continua após o anúncio
A companhia Vivara (VIVA3) anunciou recentemente ao mercado seu resultado operacional referente ao 4T21. No entanto, a companhia vem destacando alguns pontos além de apenas seus destaques internos. Confira agora mais detalhes!
A Vivara encerrou o ano passado com lucro recorde e ganhos de market share, e pretende acelerar a abertura de novas lojas neste ano mesmo com o cenário adverso para o varejo. O CFO Otavio Lyra disse ao Brazil Journal que a inflação e os juros mais altos ainda “não afetaram o negócio da Vivara de maneira clara.
Segundo ele, a empresa conseguiu repassar preços em “momentos oportunos” nos últimos dois anos. Potanto, continua vendo um aumento nas vendas ‘mesmas lojas’.
As same-store sales do ano cresceram 32% contra 2020 e 16% contra 2019. No quarto tri, as vendas mesmas lojas cresceram 11,5% – em linha com os 11,3% no mesmo período do ano anterior.
Com o ouro dobrando de valor nos últimos dois anos, ficou muito difícil para concorrentes menores recomporem seus estoques no momento da retomada pós-pandemia – o que ajudou a Vivara a ganhar 2,9 pontos percentuais de share e fechar o ano com 16% do mercado formal de jóias no Brasil. (Estima-se que o mercado informal seja do mesmo tamanho que o formal.)
“Em apenas um ano, adicionamos quase o tamanho da segunda maior empresa do setor”.
Otavio Lyra.
Destaques operacionais
Ademais, o lucro recorrente, de R$ 287 milhões, foi quase o dobro de 2020 e 32% maior que 2019, o ano pré-pandêmico. No quarto trimestre, o lucro ficou em R$ 134 milhões – alta de 44,5% em relação ao 4T20 e de 25% sobre o 3T19. 2021 também marcou o ano em que a Vivara mais investiu em toda a sua história: o capex de R$ 104 milhões foi 130% maior que o de 2020, por conta da aceleração da expansão.
Além disso, a Vivara inaugurou 41 novas lojas: 21 Vivara e 20 Life – a marca voltada para produtos de prata, que triplicou de tamanho para 33 lojas. A empresa tem um total de 288 pontos de venda. Este ano, a Vivara espera acelerar ainda mais, abrindo de 50 a 60 novas lojas – sendo de 35 a 40 da Life.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.