Continua após o anúncio
A Guararapes (GUAR3), dona das Lojas Riachuelo está querendo se tornar a Shein do Brasil. E para isso, planeja indicar Nicola Calicchio para seu conselho, incumbindo o executivo com uma missão ambiciosa: ajudar a empresa a fortalecer seu segmento de e-commerce! Confira agora mais detalhes!
As players chinesas como Shopee e Shein estão tirando as maiores empresas do segmento de vestuário brasileiro da zona de conforto, e o caso não difere com a Riachuelo.
Assim, a indicação de Nicola – que precisa ser aprovada pelos acionistas na assembleia marcada para o final de abril – vem num momento interessante. Isto é, em que a Guararapes considera ter dentro de casa todas as peças do xadrez para montar um superapp de moda.
Desse modo, o chairman da companhia, Flavio Rocha, refletiu sobre as vantagens competitivas dos varejistas locais num momento em que os players asiáticos começam a acelerar sua expansão no Brasil.
“A gente tem um data lake muito profundo, construído ao longo de décadas, e isso os chineses não têm. Nós também sabemos fazer crédito, e eles não. A gente tem lojas físicas, que é central para um modelo de omnicanalidade, e eles também não têm isso,” disse Flávio. “O que eles têm, e nós temos que aprender, é a visão de plataforma.”
Ademais, nos últimos dois anos, a Riachuelo investiu R$ 600 milhões em tecnologia. O mobile checkout [que permite que o vendedor feche a venda em qualquer lugar da loja com um tablet] já está presente em todas as lojas. Além disso, até o final do ano o self-checkout deve ser implementado em toda a rede.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.