Continua após o anúncio
Aos mais atentos ao mercado financeiro estão sabendo das movimentações da Vale (VALE3) no pregão desta quarta-feira (6). Afinal, a empresa informou que assinou contrato vinculante de venda, para a, da totalidade das ações da Mineração Corumbaense Reunida, Mineração Mato Grosso, International Iron Company e Transbarge Navegación Sociedad Anónima, que detêm ativos de Minério de Ferro, Minério de Manganês e Logística no Sistema Centro-Oeste. No entanto, o grande ponto que os investidores precisam ficar de olho é nos “compradores”: os donos da JBS! Confira agora mais detalhes!
Assim, a J&F Investimentos – a holding de Joesley e Wesley Batista anuncia ser a responsável pela aquisição das minas de minério. Portanto, marcando a estreia dos donos da JBS (JBSS3) no setor de mineração.
Segundo a Vale, o conjunto de ativos – localizados no Mato Grosso do Sul – contribuiu com US$ 110 milhões para seu EBITDA ajustado de 2021. O Sistema Centro-Oeste produziu 2,7 milhões de toneladas de minério de ferro – contra uma capacidade instalada de 6 milhões de toneladas/ano e um potencial de expansão para 15 milhões de toneladas/ano – e 0,2 milhão de tonelada de minério de manganês em 2021.
Os motivos da negociação
Além disso, a Vale disse que o desinvestimento está em linha com a estratégia de simplificar seu portfólio e focar nos principais negócios e oportunidades de crescimento. Os ativos que estão sendo vendidos são: Mineração Corumbaense Reunida, Mineração Mato Grosso, International Iron Company e Transbarge Navegación Sociedad Anónima.
A diversificação de portfólio dos irmãos batistas vem em um interessante momento, com os novos preços máximos do minério no mercado internacional e da impressionante geração de lucro ja JBS, que gera os recursos para financiar esta nova empreitada.
A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes e à aprovação do CADE, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Conselho de Defesa Nacional (CDN) e demais autoridades regulatórias.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.