Continua após o anúncio
A companhia aérea Gol (GOLL4) anunciou na última segunda-feira (11), importante comunicado junto ao mercado e aos seus acionistas. Isto é, a companhia informou uma previsão de que sua receita unitária por passageiro (Prask) do primeiro trimestre tenha sido cerca de 45%¨maior do que um ano antes.
Assim sendo, a previsão tem como base a estimativa de avanço de 49% no nível de ocupação de suas aeronaves. Isto é, fruto de aumento de 46% da demanda, versus 44% da oferta de assentos, além de que o custo unitário, ex-combustível, cairá cerca de 4% ano a ano.
Nesse sentido, Gol previu também que sua alavancagem financeira medida pela relação dívida líquida/Ebitda deve ter fechado março ao redor de 10,7 vezes. Enquanto sua liquidez financeira deve ter sido de aproximadamente 3,3 bilhões de reais.
Mesmo com o aumento das receitas e redução dos custos, o que deve fazer sua margem Ebitda ser de cerca de 11% no trimestre, ante margem negativa de 15,9% um ano antes, a Gol estima para o período prejuízo por ação de cerca de 1,98 real.
Gol (GOLL4) confirma alta de 46,5% na demanda por voos no primeiro trimestre desse ano
A operadora aérea Gol (GOLL4) registrou aumento de 46,5% na demanda (RPK) total por voos no 1T22. Isto é, segundo prévia operacional da última terça-feira (5).
Enquanto isso, a oferta total (ASK) da Gol aumentou em 44,4%. Isto é, resultando em uma taxa de ocupação de 81%, incremento de 1,1%. Assim sendo, o total de assentos cresceu em 46,3% e o número de decolagens subiu 101,5%.
Nesse sentido, o mercado doméstico, a oferta (ASK) da Gol aumentou 39,6% e a demanda (RPK) cresceu em 41,9% no 1T22. Desse modo, a taxa de ocupação doméstica foi 81,2%, um aumento de 1,3% na comparação com igual etapa de 2021.
Assim, o volume de decolagens aumentou 45,9% e o total de assentos cresceu 46,3%.
No internacional, a oferta (ASK) foi de 111 milhões, a demanda (RPK) da Gol foi 87 milhões e a taxa de ocupação foi 78%.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.