Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Vale (VALE3) inicia obras para eliminação de mais uma barragem a montante em MG

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Vale (VALE3) iniciou as obras em mais uma das cinco barragens a montante que serão eliminadas em 2022. Isto é, como medida de segurança, uma vez que as estruturas com esse modelo de construção oferecem mais riscos.

Assim sendo, os trabalhos focarão a descaracterização do Dique Auxiliar da Barragem 5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG), antecipou a empresa à Reuters.

Desse modo, ao final do ano, o dique será uma das 12 estruturas alteadas a montante da empresa eliminadas no Brasil. Assim, ao todo 30 estruturas passarão pelo processo.

“A eliminação de todas as barragens a montante da Vale é um dos pilares do princípio de garantia de não repetição de rompimentos como o de Brumadinho”

disse em comunicado

Nesse sentido, a descaracterização de barragens a montante em função do desastre de Brumadinho, que provocou a morte de cerca de 270 pessoas em 2019, tem tido custos importantes para a Vale, que lançou uma provisão adicional de 1,7 bilhão de dólares no balanço do último trimestre.

Mais detalhes sobre a operação

Além disso, o Dique Auxiliar não recebe rejeitos desde o ano 2000 e é uma das 23 estruturas alteadas a montante da companhia que ainda passarão pelo processo de descaracterização em atendimento às normas federais e estaduais de segurança de barragens vigentes.

Leia mais  Vale se manterá uma boa pagadora de dividendos em 2024?

Segundo a Vale, diante do possível incremento de riscos durante as obras de descaracterização, foi construído preventivamente, em março, um reforço para dar maior estabilidade à estrutura durante o processo.

“Em caso hipotético de ruptura, todo o rejeito (cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos) ficará contido dentro da Barragem 5, evitando qualquer dano às pessoas ou ao meio ambiente.”

destacou

A companhia ainda definiu que as atividades de escavação e movimentação do rejeito serão realizadas com equipamentos não tripulados, operados remotamente, com tecnologia desenvolvida pela empresa em conjunto com fornecedores.

A previsão de conclusão dos trabalhos é em dezembro deste ano. Atualmente, tanto o Dique Auxiliar quanto a Barragem 5 estão em Nível de Emergência 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), sendo ambas as estruturas monitoradas permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale.


Leia mais  Apesar de quedas, Vale segue sendo a "queridinha dos dividendos"
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia o dia em queda e ativos mantem volatilidade

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre a terça-feira com alta e ativos sobem com ganhos e estabilidade

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre a segunda com baixa e ativos buscam estabilidade

Paola Rocha Schwartz

Vale anuncia aprovação de oferta pública de debêntures no valor total de R$ 6 bi

Márcia Alves

Novo CEO da Vale traz otimismo a analistas e esclarece estratégias da empresa

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre a quinta-feira (10) com alta e seus ativos sobem

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário