Continua após o anúncio
O Banco Modal (MODL11) informou nesta manhã que XP Inc. (XP) protocolou na SEC (a comissão de valores mobiliários norte-americana) o protocolo do Formulário F-4, que formaliza a incorporação das ações do Modal.
Segundo comunicado ao mercado, a medida faz parte das aprovações a serem obtidas para a combinação de negócios da companhia e da XP. Em janeiro, o Banco Modalmais anunciou a assinatura de um acordo vinculante para a incorporação de até 100% das ações do Banco Modal por uma subsidiária da XP por meio de uma reorganização societária.
A operação prevê a entrega de 19,5 milhões de ações classe A de emissão da XP (ou BRDs nelas lastreados). Na época, isso representou um prêmio de 35% sobre a média de preços dos últimos trinta dias do Banco Modal.
No total, os acionistas do Modal receberão até 19,5 milhões ações da XP divididas pelas ações do Modal em circulação até a data anterior da conclusão da incorporação, excluindo-se papéis em tesouraria.
Após a efetivação da operação, o Modal passará a ser uma subsidiária integral do Banco XP, os acionistas do Modal passarão a deter papéis da XP e o banco terá seu registro cancelado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Os acionistas do Modal terão que aprovar a oferta ainda em assembleia geral extraordinária. As ações detidas pelo grupo controlador do Modal (Modal Controle) terão perído de restrição de vendas.
Uma parcela de 15% será liberada a cada ano entre dois e quatro anos após a operação. Os papéis remanescentes serão liberados em cinco anos.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.