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A companhia, que afirma trabalhar com o serviço de locação de carros com “cashback”, não pagou os fornecedores (locadoras de carros), está sendo executada por uma dívida de mais de 700 mil reais e é acusada de furto e estelionato.
Clientes estão andando com carro com restrição de circulação.
Índice de conteúdo
O que é WinMove?
Criada em 2020, a empresa oferece um serviço de “aluguel inteligente” de automóveis onde o cliente aporta de 50% a 60% do valor do veículo (pela tabela FIPE) e, ao final do contrato, pode reaver 3% por mês de contrato cumprido.
De acordo com o folder de divulgação da empresa, a WinMove oferece contratos de 12 a 48 meses de duração. Nesse sentido, um contrato de 48 meses, nas palavras da própria empresa, poderia retornar 144% do capital aportado pelo cliente no início da locação.
Calote nas locadoras
Aparentemente, o negócio da empresa não vai bem. O Guia do Investidor localizou dois processos de locadoras que afirmam ter contratos com a WINMOVE LOCADORA DE VEÍCULOS E SERVIÇOS LTDA (razão social da WinMove).
A MAESTRO LOCADORA DE VEÍCULOS S.A., empresa situada em Embu das Artes/SP, entrou com um pedido de reintegração de posse de 23 carros. A MAESTRO afirma, ainda, que a WinMove lhe deve R$ 257.765,33 em razão do não pagamento de aluguéis e taxas.
Já a OUROTUR CORPORATE EIRELI, razão social da YOUR RENT A CAR, empresa com sede em Boituva, interior do Estado de São Paulo, afirma que a WinMove lhe deve a quantia de R$ 541.332,29 – dívida esta oriunda de uma confissão de dívida celebrada em janeiro de 2022 e paga de forma parcial pela WinMove.
Ou seja, em janeiro deste ano, a WinMove devia para a locadora de veículos OUROTUR a quantia de R$ 872.064,81 relativas a locações e outros serviços contratados e não pagos pela WinMove. Do valor confessado pela WinMove, a empresa pagou somente as 4 primeiras parcelas.
Acusação de Furto e Estelionato
Diante do não pagamento da confissão de dívida celebrada com a locadora OUROTUR, bem como da não devolução dos carros, a OUROTUR registrou um Boletim de Ocorrência acusando a WinMove de furto mediante fraude e estelionato.
No boletim de ocorrência, a OUROTUR requer o bloqueio de mais de 400 veículos que estariam, de acordo com ela, na posse da WinMove e seus clientes.
Clientes surpreendidos com restrições em veículos alugados
Em razão do pedido de restrição feito pela OUROTUR, clientes da WinMove foram surpreendidos com contatos das locadoras solicitando a devolução dos veículos:
Há relatos de clientes que tiveram seus veículos bloqueados pelas locadoras no meio da rua:
Empresa não localizada pela justiça
Recentemente, aumentando o receito de abandono pelos clientes, a empresa não foi localizada pela justiça:
Alguns clientes relatam, ainda, que se dirigiram até a sede da empresa, que consta em seu contrato social mais atual e não encontraram a empresa:
Explodem número de reclamações e de ações na justiça
Diante do cenário de dúvidas quanto à seriedade da WinMove, vários clientes estão buscando socorro em diversas vias para tentar solução.
Até o momento, no site Reclame Aqui, estão registradas 29 reclamações de clientes, sem resposta por parte da empresa:
“Dia 10/09/2021 eu fiz um contrato de aluguel inteligente de veículos com cashback no valor de R$ 67.990,00 pelo prazo de 48 meses com a empresa Winmove Locadora de Veículos e Serviços Ltda, sediada em Campinas/SP, na rua Cambacicas n 520 bloco 2 andar 2 e 3, bairro Parque dos Resedas, inscrita no CNPJ n 11.265.024/0001-99 representada pelos sócios Daniel Amaral Farias (CPF 219.045.738-60) e/ou Daniel de Freitas Pontes (CPF 373.269.798-39) conforme recibo e contrato. Conforme informações nas redes sociais, de colegas e da própria empresa, está havendo problema entre a Winmove a seus fornecedores e isso está causando muito transtorno conosco/terceiros, que somos clientes da Winmove e não dos seus fornecedores/locadoras. Vários fornecedores/locadoras (no meu caso específico a Movida), devido a inadimplência, fizeram boletim de ocorrência n 1089/2022 na Delegacia de Polícia de Boituva/SP com a natureza [Editado pelo Reclame Aqui] art.171 e estão solicitando a busca e apreensão dos veículos e quando entramos em contato com a empresa ela nos envia comunicados da forma mais rasa possível, sem se comprometerem com a resolução do problema na ponta. A informação que eu tenho através das redes sociais e da cidade de Campinas/SP (colegas e alguns grupos de whatsapp das pessoas prejudicadas) é que a Winmove locava esses veículos de grandes locadoras pelo Brasil (Unidas, Movida, Localiza, Caoa, Transpass, etc) e sublocava para os clientes. Como o meu contrato é com a Winmove, e não com as locadoras, eu não posso devolver o meu carro para as locadoras, e sim pra Winmove, após negociação de ressarcimento com a empresa e respeitando o contrato, como deve ser. Não posso ser prejudicada financeiramente e moralmente, como eu já estou sendo, é muito constrangimento o que eu estou passando. Eu tive a informação ontem em um grupo de whatsapp que as empresas terceiras contratadas pelas grandes locadoras (fornecedores Winmonve) pra ir atrás dos veículos, de forma arbitrária, estão apreendendo os veículos até mesmo junto com a polícia, colocando até mesmo a vida dos clientes em risco, porque eles podem bloquear os carros em movimento através de rastreadores e bloqueadores instalados nos veículos. Existem relatos de outros clientes que foram abordados e tomados os veículos ou mesmo direcionados a delegacia de polícia. Eu tenho tentado contato com a empresa com o intuito de resolver o problema mas não consigo atendimento nesse sentido (de resolver o problema), recebo apenas informações e comunicados rasos da empresa, muitas vezes com a intenção de me fazer entender que ela também é “vitima desses acontecimentos junto aos fornecedores”. Eu me coloco à disposição da Winmove para negociação do meu contrato, com foco na preservação dos meus direitos contratuais. Quero, por último, deixar a minha insatisfação com relação a tudo isso, quero externar todo o meu constrangimento com esses acontecimentos que eu e várias pessoas estamos passando.”
Além disso, diversos clientes estão recorrendo à justiça, para tentar, ao menos, ficar com o carro alugado durante o período inicialmente contratado.
O Guia do Investidor localizou mais de 30 processos de clientes insatisfeitos que buscam salvaguardar seus direitos.
Procurada pelo GDI, a Winmove não respondeu aos nossos contatos, até o momento desta publicação. Nós deixamos reservado o espaço para que a empresa se manifeste a respeito das evidências encontradas.
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