Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Especialistas divergem sobre a questão do gás no conflito Rússia e Ucrânia

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Corte de gás já era especulado pelos países desde o começo da guerra

A Rússia anunciou que cortou o fornecimento de gás para Polônia e Bulgária, uma vez que os países não cumpriram os acordos comerciais. Uma decisão que a União Europeia (UE) chamou de chantagem. E com isso, colocou os países europeus em alerta máximo.

Para Luciana Reis, especialista no setor de óleo, gás, infraestrutura e energia:

“o impacto do corte de fornecimento de gás pela Rússia à União Europeia é bastante relevante, especialmente no curto prazo, já que sua substituição depende de altos investimentos em infraestrutura, principalmente em terminais de regaseificação para recebimento de GNL. De imediato, a União Europeia precisaria reduzir a demanda pelo gás e aumentar o uso de combustíveis alternativos, como carvão e energia nuclear, interferindo no cumprimento das metas europeias de descarbonização”, entende a especialista.”

Já Acácio Miranda, especialista em Direito Internacional, faz a ressalva de que “a interrupção do fornecimento de gás já era algo esperado desde o começo do conflito, por parte da Rússia. Uma vez que parcela considerável do gás consumido na Europa e na União Europeia é de origem russa e ucraniana. Também é importante entender que as relações internacionais, apesar da soberania entre países, são pautadas pelas relações econômicas. Então, esse é mais um efeito econômico que, em tese, não afeta em nada a soberania dos países”, Miranda.

Fontes:

Leia mais  Rússia lança Rublo digital em meio a tensões internacionais

Luciana Reis – especialista no setor de óleo, gás, infraestrutura e energia. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP/SP). Sócia do Barcellos Tucunduva Advogados.

Acacio Miranda – advogado especialista em Direito Penal e Constitucional. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Granada/Espanha – Doutorando em Direito Constitucional pelo IDP/DF.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Após o G20, desafios de Lula se intensificam, aponta Bloomberg

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa sobe com queda dos juros futuros; bolsas de NY fecham mistas

Rodrigo Mahbub Santana

Colunista do Wall Street Journal chama Lula de “Dinossauro da Guerra Fria”

Rodrigo Mahbub Santana

Otan alerta sobre ‘ameaça’ norte-coreana para manter Trump ao lado da Ucrânia

Rodrigo Mahbub Santana

Rússia quer criar exchanges para os países do BRICS

Fernando Américo

Incertezas econômicas impactam investimento estrangeiro no BR

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário