Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Justiça suspende negociações entre Petrobras (PETR4) e PetroReconcavo (RECV3) e Eneva (ENEV3) pelo Polo Bahia Terra

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Petrobras (PETR4) informou nesta sexta-feira (10) que foi intimada de decisão liminar proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Isto é, determinando a suspensão das negociações entre a empresa e o consórcio formado por PetroReconcavo (RECV3) e Eneva (ENEV3) pelo Polo Bahia Terra.

“A companhia adotará todas as medidas jurídicas cabíveis em prol dos seus interesses e de seus investidores”, diz a empresa, reforçando que o processo competitivo respeitou as normas internas de desinvestimento e ao disposto no Decreto 9.355/2018, que trata da cessão de direito de exploração.

Assim sendo, em maio, a Petrobras havia anunciado que entrou em negociações exclusivas com Petroreconcavo e Eneva para a venda do Polo Bahia Terra.

Desse modo, o ativo é composto por 28 concessões terrestres, localizadas em diferentes municípios do Estado da Bahia, além do acesso a infraestrutura associada ao processo produtivo.

Leia mais  Goldman Sachs reduz preço-alvo e projeção de dividendos da Petrobras e ações sofrem queda

PetroRecôncavo e a Eneva se unem em oferta pelo Polo Bahia-Terra

A PetroRecôncavo (RECV3) e a Eneva (ENEV3) se uniram para fazer uma oferta conjunta pelo Polo Bahia-Terra, da Petrobras, que está sendo relicitado hoje. Bahia-Terra é um conjunto de dezenas de campos terrestres na região do Recôncavo Baiano, e traz consigo toda a infraestrutura de midstream, como dutos, uma UPGN e um parque de tanques, conectados ao terminal portuário de Madre de Deus e à Refinaria Landulfo Alves (RLAM).

Assim, a parceria permitirá à Eneva aplicar sua expertise na exploração da reserva de gás associada ao campo, estimada hoje em 7 bilhões de metros cúbicos – uma reserva na mesma escala do campo de Azulão, o que, segundo fontes do setor, permitiria à Eneva construir duas pequenas termelétricas, com capacidade somada de 460 MW.

Para a PetroRecôncavo, os 11.000 barris de óleo equivalentes/dia que o polo produz hoje aumentariam sua produção atual em cerca de 50% – sem contar a revitalização dos campos. Bahia-Terra é o último ativo do processo de desinvestimento de bacias maduras da Petrobras.

Leia mais  PetroReconcavo aprova pagamento de dividendos

Além disso, todas as demais já foram transferidas para operadores privados. Neste processo, a PetroRecôncavo comprou os polos Riacho da Forquilha, Remanso e Miranga; a 3R comprou ativos no Rio Grande do Norte e na Bahia; e a Origem Energia comprou o Polo Alagoas. Os campos maduros da Petrobras no Nordeste e na Bacia de Campos – que chegaram a produzir 100 mil boe/dia cinco anos atrás – sofreram um declínio agudo nos últimos anos, com a Petrobras focando em seus ativos de classe mundial, os campos do pré-sal.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Ibovespa despenca arrastada por Petrobras (PETR4)

Leia mais

Petrobras (PETR4) anuncia resgate antecipado de US$ 1,2 bi em títulos

Paola Rocha Schwartz

Ações da PetroRecôncavo avançam com investimentos em processamento de gás e petróleo

Paola Rocha Schwartz

Pré-sal tem recorde de produção em setembro

Agência Brasil

Eneva (ENEV3) anuncia finalização da aquisição da Linhares Energia por R$ 640,27 mi

Paola Rocha Schwartz

Fitch anuncia elevação do rating da Eneva

Márcia Alves

Alckmin se posiciona contra a privatização da Petrobras: “Não vejo com bons olhos”

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário