Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

6 mitos e verdades sobre empréstimo online

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Especialista tira principais dúvidas sobre a contratação dessa modalidade de crédito

O empréstimo pessoal é uma alternativa para muitas pessoas que precisam quitar dívidas, realizar sonhos, abrir o próprio negócio ou até mesmo resolver uma emergência na família. Contudo, esse assunto é rodeado de mitos, ainda mais quando falamos da modalidade de empréstimo online. Com o avanço da tecnologia, as instituições financeiras passaram a oferecer uma contratação de crédito mais simplificada e acessível, por meio dos seus aplicativos e sites. Se por um lado isso trouxe agilidade e facilidade, por outro pode causar insegurança no consumidor.

Apesar de muitos usuários já solicitarem empréstimos online, as dúvidas em torno desse tipo de serviço podem fazer quem precisa do crédito perder boas oportunidades. Para ajudar a desmistificar o assunto, Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal, elenca 6 mitos e verdades sobre a modalidade de crédito online. Confira:

1. É possível se proteger de fraudes

Verdade. Para isso, devemos usar sites confiáveis na hora de simular o empréstimo e ficar atentos a alguns detalhes que podem ser sinal de falta de segurança em páginas na internet. Por exemplo, no início do endereço eletrônico, as letras utilizadas têm que ser “https” e não apenas “http” — a letra “s” indica justamente a presença de protocolos adicionais de segurança. Também é válido conferir a presença do símbolo de um cadeado junto ao endereço. Se ele estiver fechado, o site é de confiança e tem seus dados criptografados.

Leia mais  Taxa média do empréstimo pessoal tem queda de 0,13% em relação a março; cheque especial segue sem alterações

2. Empréstimo pessoal depende de uma análise de crédito

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Verdade. Normalmente, todas as operações financeiras passam por uma análise de crédito prévia. É comum, antes de liberar o empréstimo, que a instituição consulte os órgãos de proteção ao crédito para confirmar os dados referentes à pessoa interessada e assim ter mais segurança na hora de liberar os valores.

Leia mais  Governo lança programa de crédito a empresas

3. Negativados podem conseguir empréstimo online

Verdade. Alguns bancos e correspondentes bancários, como a Simplic, conseguem fazer uma análise mais apurada do histórico e da condição financeira de quem solicita o empréstimo. Não é porque a pessoa está negativada, que ela não tem condições de arcar com uma parcela. Essa análise mais apurada faz com que o crédito fique mais acessível, inclusive para negativados.

4. Tem que fazer um depósito adiantado antes de receber o empréstimo

Mito. As fintechs que prestam um serviço realmente seguro e confiável não utilizam esse recurso e não fazem esse tipo de solicitação ao cliente. Se a empresa está pressionando muito e exigindo rapidez no fechamento do contrato, pode inclusive ser um sinal de golpe. Contratos de empréstimos têm de ser muito analisados e decididos com calma. O cliente tem direito de receber o documento para avaliar as condições antes de tomar uma decisão e não precisa fazer nenhum depósito prévio para ter acesso ao crédito, caso decida contratá-lo.

5. Empréstimo online demora mais para ser aprovado

Leia mais  Sabesp contrata empréstimo milionário junto ao BID Invest para despoluição do Rio Tietê

Mito. Como todo o procedimento é feito online, sem a necessidade de comparecer presencialmente em uma unidade de atendimento, é até mais comum que tudo ocorra mais rápido, desde o cadastro e a análise de crédito, até a aprovação e a liberação em conta do valor solicitado.

6. A taxa de juros do contrato aumenta ao longo dos meses

Mito. Assim como a parcela descontada todo mês é fixa, as taxas de juros do empréstimo também são. Os juros estão disponíveis na própria simulação e terão a mesma taxa aplicada no momento do fechamento do contrato e durante todo o prazo de pagamento. Desse modo, o cliente fica tranquilo, sabendo quanto vai pagar todo mês.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo lança programa de crédito a empresas

Rodrigo Mahbub Santana

Empresta é confiável? É seguro fazer empréstimo?

Arthur Piassetta

Quitejá é confiável? Veja contato, whatsapp e telefone

Arthur Piassetta

Ulend é seguro e confiável? Entenda como funciona

Arthur Piassetta

Marco legal das garantias aprimora regras em empréstimos e traz avanços em processos extrajudiciais

Guia do Investidor

Empréstimo Pessoal ou Empréstimo com Garantia: qual é a melhor opção?

Autor Convidado

Deixe seu comentário