Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Agência Brasil Notícias

Aneel aprova aumento médio de 12% em São Paulo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (28) o reajuste tarifário das contas de luz deste ano da Enel Distribuição São Paulo. Os novos valores entrarão em vigor a partir de 4 de julho para os 24 municípios da área de concessão da distribuidora, que  atende cerca de 7,6 milhões de unidades consumidoras no estado.

O aumento médio para o consumidor será de 12,04%, sendo 18,03% para alta tensão e 10,15% para baixa tensão. Segundo a empresa, os consumidores de baixa tensão são, na maioria, clientes residenciais. Já os clientes de média e alta tensão são, em geral, indústrias e grandes comércios.

De acordo com a Enel, os principais fatores que influenciaram o aumento foram a inflação, além dos encargos setoriais, como a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e os custos de compra de energia durante a crise hídrica de 2021. Ainda segundo a empresa, o aumento das tarifas seria de 27,64%, se não houvesse um “esforço de redução” por meio de medidas do governo federal e da companhia.

Leia mais  Produção de motocicletas cresce 26% em outubro, aponta Abraciclo

Bandeiras tarifárias

Na semana passada, a Aneel aprovou reajuste das bandeiras tarifárias, que incidem na conta de luz em caso de escassez hídrica ou qualquer fator que aumente o custo de produção de eletricidade. Os aumentos irão de 3,2% a 63,7%, dependendo do tipo da bandeira.

No entanto, neste momento, os aumentos não tornarão as contas de luz tão caras porque, desde abril, a bandeira tarifária está verde, quando não ocorre cobrança adicional. Os valores entrarão em vigor em 1]º de julho e serão revisados em meados de 2023.

Fonte: Agência Brasil


Nos siga no Google News
Leia mais  OEA manifesta apoio ao governo brasileiro e repudia ataques golpistas

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ambev registra queda em seu lucro no 1T24

Márcia Alves

Retiradas da poupança superaram as aplicações, em Abril

Agência Brasil

Vendas do comércio ficam estáveis em março

Agência Brasil

Copom decide nesta quarta corte dos juros básicos da economia

Agência Brasil

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Agência Brasil

Irani anuncia distribuição de R$ 10,3 milhões em dividendos

Márcia Alves

Deixe seu comentário