Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fitch Ratings reduz previsão de crescimento dos EUA para 2022 e 2023

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Fitch Ratings, agência de classificação de riscos, reduziu as previsões de crescimento dos Estados Unidos para 2022 e 2023. De acordo com a CNN, a Fitch também alertará nesta terça para uma possível recessão estilo a década de 90, ocasionada pela alta da taxa de juros pelo Federal Reserve e aumento da inflação.

Segundo informações da CNN, o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA deve obter crescimento de 0,5% em 2023. A previsão é abaixo da taxa de 1,5%, prevista em junho deste ano pela empresa.

Hoje, a taxa de desemprego no país está em 3,5%. Mas economistas da Fitch acreditam que haja o aumento para 5,2% em 2024, resultando em milhões de desempregos.

Leia mais  Inflação é sentida na prática por 96% ao comprar alimentos

A previsão é de que a inflação exerça forte influência na renda das famílias, reduzindo os gastos do consumidor. Assim, espera-se uma desaceleração no segundo trimestre de 2023, segundo o relatório.

Inflação nos EUA e o mercado financeiro

Em setembro, a inflação ao consumidor nos Estados Unidos ficou em 0,4%, acelerando em relação ao 0,1% registrado em agosto. O avanço do índice de preços aumenta as chances de o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) manter os juros altos por mais tempo que o esperado. Taxas altas em economias avançadas estimulam a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil.

Mas apesar dos dados de inflação nos Estados Unidos, outros fatores reduziram as tensões no mercado financeiro. Primeiramente, as bolsas norte-americanas se recuperaram das quedas recentes e fecharam em forte alta porque as ações ficaram baratas. O índice Dow Jones, das empresas industriais, saltou 2,84%. O S&P 500, das maiores empresas, avançou 2,58%. O Nasdaq, das empresas tecnológicas, ganhou 2,18%.

Em segundo lugar, notícias de que o governo britânico poderia reverter o corte de impostos aos mais ricos trouxeram alívio ao mercado global. A medida da nova primeira-ministra. Liz Truss, foi mal recebida pelos investidores e provocou turbulências internacionais.

Leia mais  PIB dos EUA deve crescer 6,5% em 2021

Paralelamente, a alta do petróleo ajudou os países exportadores de commodities (bens primários com cotação internacional). Nesta quinta, o barril do tipo Brent, usado nas negociações internacionais, subiu 2%, para US$ 94. Ademais, o acirramento das tensões entre Rússia e Ucrânia e o corte de oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) sustentaram a cotação internacional do barril.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Anuncio do pacote fiscal pode ser feito na próxima semana

Rodrigo Mahbub Santana

BCE descarta impacto de tarifas de Trump nas perspectivas de inflação da Europa

Paola Rocha Schwartz

Número de falências dispara 50% em 2024 e empresas enfrentam desafios

Paola Rocha Schwartz

Peso argentino aumenta seu valor e atinge recorde

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%

Agência Brasil

Argentina registra inflação de 2,7% em outubro, mas desacelera em relação a setembro

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário