Continua após o anúncio
O fundador da exchange de criptomoedas, Sam Bankman-Fried, foi preso por autoridades nas Bahamas depois que os Estados Unidos apresentaram acusações criminais contra ele e solicitaram sua extradição.
A prisão de Bankman-Fried foi confirmada pelo procurador-geral das Bahamas. O magnata das cripto e ex-bilionário tem sido o foco da atenção regulatória recente na esfera cripto depois que sua corretora, FTX, entrou em colapso e faliu.
Em um comunicado, o procurador dos EUA, Damian Williams, disse: “No início desta noite, as autoridades das Bahamas prenderam Sam Bankman-Fried a pedido do governo dos EUA com base em uma acusação selada apresentada pelo Ministério Público dos Estados Unidos”
“Esperamos agir para abrir o indiciamento pela manhã e teremos mais a dizer nesse momento.”
Desde o colapso da FTX, os promotores federais do Distrito Sul de Nova York estão analisando Bankman-Fried, disseram fontes à ABC News.
Em resposta ao anúncio da prisão, o primeiro-ministro das Bahamas, Philip Davis, disse: “As Bahamas e os Estados Unidos têm um interesse comum em responsabilizar todos os indivíduos associados à FTX que possam ter traído a confiança pública e infringido a lei”.
“Enquanto os Estados Unidos estão buscando acusações criminais contra a SBF individualmente, as Bahamas continuarão suas próprias investigações regulatórias e criminais sobre o colapso da FTX, com a cooperação contínua de seus parceiros reguladores e policiais nos Estados Unidos e em outros lugares”
Acrescentou.
A FTX entrou com pedido de falência em novembro, depois que a Binance anunciou estar desistindo do plano de compra.
A FTX é acusada de usar depósitos de clientes para financiar investimentos duvidosos da sua empresa irmã, a Alameda Research.
Bankman-Fried sempre afirmou que não tinha envolvimento com os negócios da Alameda e que desconhecia de tais práticas.
Essa publicação será atualizada conforme novas informações forem divulgadas.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.