Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Renner x Shein: Se não houver tributação para as chinesas, a concorrência é desleal?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Durante um evento do BTG, o CFO da Lojas Renner (LREN3), Daniel Martins, expressou sua preocupação com a concorrência desleal das empresas chinesas como a Shein. Para ele, o Brasil não precisa mudar a lei, apenas aplicá-la. Ele afirmou que há players estrangeiros que praticam a lei, enquanto outros não o fazem por falta de governança e princípios. Contudo, o tema está ganhando destaque e a expectativa é que a tributação seja equacionada ainda este ano.

O CFO destacou que a Receita Federal publicou uma Instrução Normativa que obriga as transportadoras, como os Correios, a compartilhar informações com a Receita sobre as mercadorias que chegam de remessas internacionais. Com essas informações, a Receita poderá cobrar os impostos devidos, o que representa um importante primeiro passo para solucionar a dificuldade da Receita em fiscalizar milhões de pacotes que chegam todos os dias.

Leia mais  Compras Shein Taxadas: Governo Lula flerta taxar sites chineses

O tema não interessa apenas aos players do varejo, mas também ao governo, devido ao desafio fiscal e ao tamanho dessas empresas, como a Shein, a AliExpress e a Shoppe. Para o CFO, seria uma grande frustração se nada acontecesse este ano, pois algo estaria muito errado.

Sobre o impacto da Shein na precificação e margem bruta da Renner, Daniel afirmou que a concorrente não gerará uma mudança estrutural no preço e margem do setor. Ele ressaltou que o mercado de moda é muito fragmentado e que a Renner continuará operando com sua estratégia de conteúdo de moda, produto e experiência.

Daniel também mencionou o caso da Forever 21, que entrou no Brasil gerando grande frisson com sua oferta de preços baixos, mas que precisou equacionar o preço com o tempo e acabou desaparecendo. A Shein, por sua vez, opera com preços de 40% a 60% abaixo da Renner, dependendo da categoria de produtos. A Renner estima que, quando os tributos passarem a ser cobrados, essa diferença cairá para algo entre 15% e 30%, o que será normal para uma marca com posicionamento diferente da Shein.

Leia mais  LREN3 Preço alvo: Comprar ou vender ações da Lojas Renner?

Sobre a Renner

A Renner é uma das principais empresas de moda do Brasil, fundada em 1965 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com mais de 600 lojas espalhadas por todo o país, a empresa oferece uma ampla gama de produtos de moda masculina, feminina e infantil, além de artigos para casa e decoração. 


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Shein se prepara para IPO em Londres

Márcia Alves

Ações da Suzano sofrem queda: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Renner abre quatro novas lojas em Abril

Márcia Alves

Casas Bahia dispara na Bolsa com acordo de renegociação de dívida

Rodrigo Mahbub Santana

Compras internacionais devem voltar a ser taxadas

Márcia Alves

Estados discutem aumentar impostos: Shein, Shopee e AliExpress

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário