Continua após o anúncio
O Conselho de Administração da Romi (ROMI3) aprovou na última semana a distribuição de juros sobre capital próprio (JCP) no valor de R$ 18.457.031,25, correspondente a R$ 0,23 por ação. A decisão foi baseada na posição acionária de 20 de março e o pagamento será feito em 26 de abril.
Vale ressaltar que os juros sobre capital próprio são diferentes dos dividendos. Os dividendos representam uma parcela do lucro da empresa que é distribuída aos acionistas, de acordo com a quantidade de ações que cada um possui. Já os juros sobre capital próprio são uma forma de remunerar os acionistas, mas com a diferença de que é considerado como uma despesa financeira para a empresa e, portanto, dedutível do Imposto de Renda.
Outra diferença é que, enquanto os dividendos são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas, os juros sobre capital próprio sofrem retenção de 15% na fonte, que é descontado do valor bruto a ser pago aos acionistas.
No caso da Romi (ROMI3), o pagamento de juros sobre capital próprio será feito em 26 de abril, por meio de crédito em conta corrente dos acionistas. Com a decisão do Conselho de Administração, a empresa visa remunerar seus acionistas e fortalecer sua posição de mercado.
Conhece a Agenda Dividendos?
Por fim, se você é um investidor que gosta de estar ligado e antenado as empresas que mais pagam dividendos no mercado, precisa acessar a nossa Agenda de Dividendos. Lá é possível conferir as principais datas de pagamentos, e as empresas que mais estão pagando dividendos acionistas. Portanto, não deixe de clicar aqui para conferir.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.