Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Governo Lula: Geração de emprego cai quase 40% e ministro culpa juros altos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nos primeiros dois meses de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil registrou uma queda de 38% na criação de empregos em relação ao mesmo período do ano anterior, sob gestão de Jair Bolsonaro.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criadas apenas 326.356 vagas de emprego formal em janeiro e fevereiro deste ano, o resultado mais baixo para os dois primeiros meses do ano desde a reformulação do Caged em 2020.

A queda na criação de empregos formais nos primeiros dois meses do governo Lula foi um dos dados mais preocupantes divulgados pelo Caged nesta quarta-feira, 29.

De acordo com o levantamento, em janeiro foram criadas 84.571 vagas, enquanto em fevereiro foram gerados 241.785 postos de trabalho. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 520.549 novos empregos formais, a queda foi de 38%.

No entanto, os dados do Caged mostram que houve um saldo positivo na criação de empregos em fevereiro deste ano em quatro dos cinco setores pesquisados.

Leia mais  Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

O setor de serviços liderou com a abertura de 164.2 mil postos de trabalho, seguido pelo setor de construção civil, com 40.380 empregos com carteira assinada, e a indústria, com 22.246 novos postos de trabalho.

O setor agropecuário também teve um saldo positivo com a criação de 16.284 empregos, enquanto o comércio foi o único setor que registrou saldo negativo, com o fechamento de 1.325 vagas.

Todas as regiões do Brasil tiveram saldo positivo na criação de empregos em fevereiro, com destaque para o Sudeste, que liderou a abertura de vagas com 110.575 postos, seguido pelo Sul, com 63.309 postos, Centro-Oeste, com 29.959 postos, Nordeste, com 23.164 postos, e Norte, que criou 12.456 vagas formais no mês passado.


Leia mais  Pochmann tenta alterar divulgação de pesquisas do IBGE e Tebet barra
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resumo do dia: Crescimento das indústrias automotivas, Hora de comprar ações das Americanas, Restrição de publicidade das Bets e Frieza no encontro de presidentes

Paola Rocha Schwartz

Deputados da oposição cobram retratação pública e moção de repúdio a Janja por ofensas a Musk

Paola Rocha Schwartz

Temer critica arcabouço fiscal: “teto de palha”

Paola Rocha Schwartz

Governo Lula eleva para 25% imposto sobre painéis solares

Fernando Américo

Campos Neto critica PEC que visa derrubar jornada ‘6 por 1’

Rodrigo Mahbub Santana

Governo Lula destina R$ 177,2 mi em publicidade para Globo em 2023 e 2024

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário