Continua após o anúncio
Com a aposentadoria do ministro do STF Ricardo Lewandowski marcada para o próximo mês, a corrida pela sua vaga tem gerado intensa movimentação no cenário político e jurídico do país.
O advogado Cristiano Zanin, responsável pela defesa do presidente Lula na Lava-Jato, é o nome que desponta como favorito e tem recebido tanto apoio quanto críticas.
Apoiadores e detratores de Zanin se manifestam e pressionam por critérios claros na escolha do novo ministro do STF
A disputa pela vaga deixada por Lewandowski no Supremo Tribunal Federal tem movimentado o cenário político e jurídico do país.
O advogado Cristiano Zanin, que representa o presidente Lula na Lava-Jato, é o nome que desponta como favorito para a indicação ao cargo. No entanto, sua ligação com Lula tem gerado críticas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e nomes ligados à Lava-Jato.
Por outro lado, Zanin tem recebido apoio de ministros do STF, como Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, e do ex-ministro Celso de Mello.
Para esses, a ligação com Lula não impede a indicação do advogado, desde que ele atenda aos critérios estabelecidos pela Constituição, como saber jurídico e reputação ilibada.
Enquanto isso, apoiadores e detratores de Zanin se manifestam e pressionam por critérios claros na escolha do novo ministro do STF.
O ex-juiz Sergio Moro cobrou “impessoalidade” do presidente em sua eventual escolha de Zanin para o cargo, enquanto o Movimento de Advogados de Direita do Brasil classificou a possível escolha como uma “afronta à moralidade”.
No entanto, lideranças de partidos como PL e PP têm sinalizado que não devem fazer resistência ao indicado pelo presidente ao STF, seja Zanin ou outro nome. Cabe ao Senado sabatinar o indicado e aprovar, por maioria absoluta, sua nomeação na Corte.
Disputa pela vaga no STF deve se intensificar nas próximas semanas
A disputa pela vaga no Supremo Tribunal Federal deve se intensificar nas próximas semanas, com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski marcada para o dia 11 de abril.
A escolha do novo ministro do STF é vista como uma das mais importantes dos últimos anos, tendo em vista os casos sensíveis e de grande repercussão que tramitam na Corte.
A indicação de Cristiano Zanin, representante do presidente Lula na Lava-Jato, é considerada uma jogada política do governo, o que tem gerado intensos debates e pressões por critérios claros na escolha do novo ministro.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.