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Inteligência emocional: as estratégias mais assertivas para desenvolvê-la no mercado corporativo

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A inteligência emocional é um conceito, em psicologia, que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. No entanto, os impactos da presença ou ausência da inteligência emocional nas relações é algo que tem ganhado cada vez mais relevância nos dias de hoje.

Olhando para este cenário, resolvi compartilhar aqui algumas estratégias assertivas a fim de desenvolvê-la no ambiente corporativo. O ambiente empresarial é, antes de mais nada, um ambiente de convivência entre pessoas, e consequentemente, permeado por diversos conflitos. Partindo deste princípio, precisamos assumir que conflitos podem ser ótimos ou péssimos.

E quando os conflitos são bons? Quando são administrados! Neste cenário eles geram benefícios como:

  • Melhor desempenho dos grupos;
  • Surgimento de inovação;
  • Otimização do diálogo;
  • Geração de oportunidades;
  • Fortalecimento das relações de confiança.
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O contrário, por sua vez, é verdadeiro e impactante na mesma medida. O que pode ocorrer quando os conflitos não são administrados? Neste cenário eles geram impactos como:

  • Desconforto;
  • Desgastes nas relações;
  • Redução de desempenho;
  • Distrações;
  • Redução do engajamento.

E já que a base dos problemas são os conflitos, voltamos para o início da discussão, que é a base da solução dos conflitos. Ou seja, a maneira como os “atores” lidam com eles, o que, basicamente, significa desenvolver inteligência emocional.

E, como uma empresa pode ajudar seus colaboradores a desenvolver inteligência emocional, promovendo um ambiente mais engajado, com pessoas mais saudáveis e consequentemente, melhores resultados? Basicamente, investindo no desenvolvimento individual, auto conhecimento e capacitação para atuação diante de problemas.

Existem muitos métodos que possibilitam o desenvolvimento da inteligência emocional em uma equipe de trabalho, e separei alguns aqui para inspirar sua empresa:

  1. Treinamentos especializados em inteligência emocional para profissionais;
  2. Team Building focados na resolução de problemas de um grupo ou na melhoria do funcionamento de equipes;
  3. Feedbacks recorrentes, preferencialmente com uma política, clara e bem estruturada;
  4. Investir em programas de autoconhecimento;
  5. Fomentar um ambiente de segurança, para que as pessoas possam expressar suas emoções de maneira adequada;
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Estas são práticas que se aplicadas com consistência, certamente contribuirá para um círculo virtuoso no ambiente organizacional.

Por Dani Verdugo.


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