Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Powell sinaliza possível fim do ciclo de aperto monetário do Fed

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Jerome Powell, presidente do Fed, discute economia dos EUA, inflação e possível fim do ciclo de aperto monetário em entrevista coletiva.

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, falou sobre a economia dos Estados Unidos, inflação e a política monetária atual em entrevista coletiva.

Powell afirmou que a economia dos EUA desacelerou significativamente no ano passado, mas a demanda por trabalho ainda supera com folga o número de trabalhadores disponíveis. Além disso, a inflação moderou um pouco desde meados de 2022, mas as pressões seguem altas.

Powell destacou que o Fed está muito atento aos riscos que a inflação elevada representa para a meta e que, caso seja necessário, está pronto para fazer mais aperto monetário. No entanto, sinalizou que o ciclo de aperto pode estar perto do fim.

Fed atento à inflação e possível fim do ciclo de aperto monetário

Leia mais  Inflação tenebrosa: EUA não vão conseguir lidar com o monstro?

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, concedeu uma entrevista coletiva abordando diversos temas relacionados à economia dos Estados Unidos, inflação e a política monetária atual.

Powell informou que a economia dos EUA sofreu uma desaceleração significativa no último ano, mas ainda apresenta sinais de melhor equilíbrio entre oferta e demanda. O mercado de trabalho, no entanto, segue muito apertado, com a demanda por trabalho superando o número de trabalhadores disponíveis.

A inflação apresentou uma moderação desde meados de 2022, mas as pressões ainda se mantêm elevadas. O presidente do Fed enfatizou que a instituição está atenta aos riscos que a inflação elevada representa para a meta estabelecida e afirmou que o Fed está pronto para fazer mais aperto monetário, caso seja necessário.

Em relação à política monetária, Powell sinalizou que o ciclo de aperto pode estar perto do fim, mas ressaltou que as decisões futuras de juros dependerão de como o quadro se desenrolar. O foco nas próximas semanas será o que ocorrerá com o aperto no crédito.

Leia mais  Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Outro tema abordado foi o risco de default da dívida, que foi discutido durante a entrevista, mas não foi crucial na decisão do Fed. Powell destacou a importância de elevar o teto da dívida e afirmou que o fracasso em fazê-lo seria sem precedentes, ressaltando que o Fed não poderia proteger a economia de um calote da dívida federal.

A entrevista coletiva também tratou da supervisão bancária e da venda do First Republic para o JP Morgan. Powell admitiu que houve erros na supervisão bancária durante sua presidência e afirmou que a venda foi um passo importante para controlar o quadro econômico.


Nos siga no Google News
Leia mais  Tesouro Direto sorteará até R$ 50 mil a investidores de título Educa+

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mercado de capitais registra captação recorde no 1º quadrimestre

Fernando Américo

Monitor do PIB-FGV aponta alta de 0,7% no primeiro trimestre

Fernando Américo

IGP-10 sobe 1,08% em maio

Fernando Américo

Procon-SP monitora preços do arroz para evitar especulação

Agência Brasil

Taxa de desemprego sobe em oito estados

Fernando Américo

Brasil pode ter PIB negativo no segundo semestre

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário