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Cultura digital, flexibilidade e autonomia são essenciais para a geração Z, aponta Mercer

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De acordo com a recente Pesquisa de Estagiários e Trainees, da Mercer, 56% das empresas oferecem flexibilidade e autonomia para os seus estagiários, aumento de 11% se comparado a 2021, enquanto 62% estão implementando a cultura digital nos processos de trainees, crescimento de 7% em relação ao mesmo período. Essas medidas são motivadas pela preocupação em serem mais atrativas para a geração Z.

A pesquisa indicou que 80% das organizações apostam em treinamento para desenvolvimento de competências, 88% fazem reuniões de feedback, e 72% não exigem conhecimento em língua estrangeira para a contratação e acompanhamento do programa de estágio. Em relação às formas de avaliação, 61% apostam em análise de competências dentro do programa, e 63% possuem indicadores de desempenho durante o estágio.

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A bolsa auxílio teve aumento de 6% comparado ao ano de 2021, com o setor de Bancos e Serviços financeiros registrando os melhores salários, 27% a mais comparando o setor com o mercado em geral. Além disso, os dados apontam que o gênero masculino recebe como 1% a mais do que o gênero feminino no bolsa auxílio, em 2021 o feminino registrou 0,4% a mais que o masculino.

Em relação aos processos de trainees, 72% das empresas possuem uma estrutura formal de acompanhamento e capacitação após a contratação, 94% apostam em treinamentos para desenvolvimento de competências nas fases do programa, e 82% não exigem experiência profissional prévia para participar do processo seletivo. Do ponto de vista da remuneração, a média do salário mensal inicial registrou aumento de 6% comparado ao ano de 2021, sendo 7% de acréscimo para o gênero feminino e 2% para o gênero masculino.

Para 49% dos entrevistados, o tempo médio do processo seletivo nesta categoria tem duração de dois meses, enquanto em 2021 a média do processo seletivo era de três a cinco meses, com 44%. Além disso, 90% das organizações implementaram iniciativas de diversidade de gênero, crescimento de 4% em comparação ao mesmo período.

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“As empresas vem adaptando as suas políticas e processos de RH às necessidades e expectativas das diversas gerações para manterem as suas marcas empregadoras competitivas junto a todos os públicos. Os dados da pesquisa mostram especificamente a direção das iniciativas para magnetizar talentos das gerações mais novas, como a ampliação de flexibilidade e autonomia, importantes pleitos da mão-de-obra contemporânea, além da adoção de mais processos digitais e, um dos meus preferidos, embora quase óbvio, impulsos no desenvolvimento de soft skills”, afirma Rafael Ricarte, Líder de Produtos de Carreira da Mercer.


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