Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

YouTube é o principal canal de informação dos investidores brasileiros pelo segundo ano consecutivo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O YouTube é, pelo segundo ano consecutivo, o canal favorito dos brasileiros na busca de informações sobre investimentos, com 37% da preferência daqueles que já aplicam os próprios recursos. A TV vem na sequência, com 32%. Na terceira colocação está o Instagram, o meio que apresentou o maior crescimento na escolha dos investidores entre 2021 e 2022, passando de 25% para 29%. Os dados fazem parte da 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha. Vale destacar que, ao serem questionados sobre os canais que mais utilizam, os entrevistados podiam escolher mais de uma alternativa como resposta.

Os podcasts também estão entre os meios mais acessados pelos investidores, com avanço de dois pontos percentuais (de 10%, em 2021, para 12% em 2022). Já o WhatsApp e o Facebook perderam influência, com quedas de três e quatro pontos percentuais, respectivamente.

Principais canais Total de investidores Classe A/B Classe C Classe D/E
Youtube (2022)

Youtube (2021)

37%

37%

43%

36%

35%

32%

27%

27%

Televisão (2022)

Televisão (2021)

32%

34%

25%

26%

34%

30%

47%

44%

Instagram (2022)

Instagram (2021)

29%

25%

30%

24%

31%

21%

17%

18%

Portal / site (2022)

Portal / site (2021)

26%

24%

32%

30%

24%

15%

14%

10%

Revistas / jornais (2022)

Revistas / jornais (2021)

21%

20%

27%

24%

18%

13%

12%

10%

WhatsApp (2022)

WhatsApp (2021)

19%

22%

17%

18%

21%

20%

21%

23%

Facebook (2022)

Facebook (2021)

14%

18%

11%

13%

16%

17%

16%

24%

Podcasts (2022)

Podcasts (2021)

12%

10%

17%

15%

10%

6%

3%

3%

LinkedIn (2022)

LinkedIn (2021)

6%

5%

9%

8%

4%

4%

1%

1%

Rádio (2022)

Rádio (2021)

10%

11%

9%

12%

9%

10%

14%

11%

Twitter (2022)

Twitter (2021)

5%

5%

8%

5%

5%

6%

2%

1%

Telegram (2022)

Telegram (2021)

5%

5%

8%

6%

4%

5%

3%

1%

Base: Entrevistados que buscam informações – 2021: 1.522 entrevistas (3 p.p.) / 2022: 1.936 entrevistas (2 p.p.)

“Não é de hoje que as redes sociais têm conquistado espaço e desempenhado um papel importante na disseminação de temas relacionados a finanças pessoais e investimentos. A predominância do YouTube e a ascensão do Instagram entre as preferências dos investidores comprovam isso. É interessante que as instituições financeiras enxerguem essa tendência como uma oportunidade de agregarem ou ampliarem conteúdos educacionais nas estratégias de seus canais digitais, oferecendo informação qualificada aos clientes”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Educação da ANBIMA.

Preferência muda de acordo com a classe social

Entre os investidores da classe D/E, a TV é o canal preferido para a busca de informações. O resultado se repete em 2022 (47%) e em 2021 (44%). Na sequência, aparecem YouTube, WhatsApp, Instagram, Facebook, rádio, portais/site e revistas/jornais (nesta ordem). Já o YouTube é o meio favorito da classe A/B (43%), seguido de portais/sites, Instagram, jornais/revistas e televisão. A classe A/B também é a que mais valoriza os podcasts, com 17%, em contraposição com as pessoas da classe D/E, cujo índice ficou em 3%.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Comportamento por geração: canais digitais lideram entre os mais jovens

Que a geração Z lidera a busca de informações nos canais digitais não é nenhuma novidade, mas o destaque é que os podcasts vêm crescendo entre a preferência dos investidores dessa faixa da população, passando de 20% em 2021 para 24% em 2022. Na primeira colocação está o Youtube, com 55%, porém apresentado uma ligeira queda em relação da 2021 (59%), mesmo comportamento dos Millennials. Já entre os investidores das gerações X e Boomers, a TV ainda lidera a preferência, com 43% e 44% respectivamente.

Principais canais Total de investidores Geração Z

(16-25 anos)

Millennials

(26-40anos)

Geração X

(41-60anos)

Boomers

(61-75 anos)

76 + anos
Youtube (2022)

Youtube (2021)

37%

37%

55%

59%

43%

47%

30%

27%

16%

16%

4%

Televisão (2022)

Televisão (2021)

32%

34%

18%

27%

26%

26%

43%

39%

44%

46%

30%

51%

Instagram (2022)

Instagram (2021)

29%

25%

53%

52%

34%

30%

17%

15%

6%

5%

4%

Portal / site (2022)

Portal / site (2021)

26%

24%

32%

32%

33%

30%

21%

20%

11%

8%

Revistas / jornais (2022)

Revistas / jornais (2021)

21%

20%

21%

21%

22%

21%

21%

19%

18%

19%

14%

WhatsApp (2022)

WhatsApp (2021)

19%

22%

20%

22%

21%

27%

18%

20%

18%

17%

16%

21%

Facebook (2022)

Facebook (2021)

14%

18%

15%

17%

14%

20%

15%

19%

10%

15%

20%

Podcasts (2022)

Podcasts (2021)

12%

10%

24%

20%

15%

14%

6%

3%

1%

2%

LinkedIn (2022)

LinkedIn (2021)

6%

5%

8%

10%

8%

7%

3%

3%

0%

0%

4%

_

Rádio (2022)

Rádio (2021)

10%

11%

4%

6%

8%

11%

14%

11%

14%

20%

14%

15%

Twitter (2022)

Twitter (2021)

5%

5%

12%

12%

6%

6%

3%

2%

2%

1%

4%

Telegram (2022)

Telegram (2021)

5%

5%

10%

7%

6%

7%

3%

3%

2%

2%

Base: Entrevistados que buscam informações – 2021: 1.522 entrevistas (3 p.p.) / 2022: 1.936 entrevistas (2 p.p.)


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Balança comercial tem superávit de US$ 9,035 bi em julho

Leia mais

Lote de restituição do Imposto de Renda para RS supera R$ 1,1 bi

Agência Brasil

Fazenda aumenta estimativa de crescimento do PIB em 2024

Agência Brasil

BEEF3: Ações da Minerva disparam na Bolsa

Márcia Alves

Brasil terá maior imposto de importação do mundo, diz Aliexpress

Márcia Alves

FMI faz elogios à Milei por superar metas econômicas da Argentina

Paola Rocha Schwartz

Petrobras e as perspectivas futuras sob intervenção política

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário