Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Eletrobras inicia processo de venda de usinas termelétricas a gás para impulsionar descarbonização e sustentabilidade

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Eletrobras (ELET3; ELET6) anunciou que deu início à estruturação do processo de venda do seu portfólio de usinas termelétricas a gás. Essa medida faz parte dos esforços da empresa para atingir o seu plano de descarbonização/net zero, simplificar a sua estrutura societária e reestruturar o seu portfólio de ativos, com o intuito de fortalecer os objetivos ambientais e sociais, de acordo com um comunicado divulgado pela companhia.

A efetivação do desinvestimento dependerá da obtenção das devidas aprovações, incluindo a anuência de contrapartes, credores e órgãos reguladores. Além disso, possíveis reestruturações societárias (carve-out) também serão consideradas. O processo de venda seguirá os trâmites de aprovação de acordo com a governança interna da Eletrobras.

O portfólio de usinas termelétricas a gás da Eletrobras é composto pelas UTEs Mauá 3, Aparecida, Santa Cruz e pelo conjunto do Complexo Interior, que inclui as usinas Anamã, Caapiranga, Codajás e Anori. Além disso, estão incluídos os direitos de reversão, em 2025, do Complexo PIEs, que abrange as usinas Cristiano Rocha, Tambaqui, Manauara, Ponta Negra e Jaraqui. Também faz parte desse portfólio o projeto de Rio Negro, com capacidade total de 2.059 MW (em 2025).

Leia mais  Eletrobras (ELET3) conclui recompra de ações de R$ 1,97 bilhão

Com a venda desse portfólio de usinas termelétricas a gás, a Eletrobras busca se alinhar às metas de descarbonização e sustentabilidade, impulsionando a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis. A companhia pretende fortalecer a sua atuação no setor de energia, concentrando-se em fontes mais sustentáveis e reduzindo a sua dependência de combustíveis fósseis.

A iniciativa de venda do portfólio de usinas termelétricas a gás representa um importante passo estratégico da Eletrobras rumo à transformação do seu mix energético e ao cumprimento das metas de sustentabilidade. Ao se desfazer desses ativos, a empresa pode direcionar seus recursos e esforços para investimentos em energia renovável, contribuindo para a redução das emissões de carbono e para a transição para um futuro energético mais sustentável.

Em resumo, a Eletrobras iniciou a estruturação do processo de venda do seu portfólio de usinas termelétricas a gás, como parte dos esforços para atingir metas de descarbonização, simplificar sua estrutura societária e fortalecer seus objetivos ambientais e sociais. Essa medida representa um importante passo para a empresa na transição para fontes de energia mais limpas e renováveis, direcionando seus investimentos para uma matriz energética mais sustentável.

Leia mais  Eletrobras: governo solicita suspensão da assembleia de acionistas

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa abre mais um dia com queda e ativos buscam estabilidade

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre com queda e ativos permanecem instáveis nessa sexta

Paola Rocha Schwartz

Eletrobras tem alta de 588% e lucro liquido de R$7,563 bi

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa inicia o mês com alta impulsionado pelas positivas de seus principais ativos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre mais um dia com alta e ativos manifestam ganhos e estabilidade

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre a segunda com alta acompanhado da estabilidade dos ativos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário